Prefeito Aquiles participa de reunião com o secretário de saúde do governo para debater ações de combate a COVID-19

Prefeito Aquiles participa de reunião com o secretário de saúde do governo para debater ações de combate a COVID-19

O prefeito de Penha Aquiles da Costa esteve presente ontem (1º) na reunião com os prefeitos dos municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) para acompanhar a situação da pandemia de Covid-19 e debater ações de enfretamento contra o vírus.

A reunião foi conduzida pelo secretário de estado de saúde, André Motta Ribeiro que garantiu a habilitação de leitos de retaguardas nas unidades de saúde e a entrega de um levantamento a respeito de novas vagas para pacientes infectados em unidade de tratamento intensivo (UTI) nos hospitais que atendem alta complexidade.

Segundo o prefeito de Penha, é importante estruturar as unidades de saúde para atendimento dos pacientes infectados. “Nós estamos acompanhando a pandemia de Covid-19 e buscando alternativas para atender melhor a população da nossa cidade. Nosso município oferta através do Hospital Nossa Senhora da Penha, 20 leitos de retaguarda de Covid-19 para o Hospital Marieta Konder Bornhausen. Além disso, temos instalada uma central de teste rápido de Covid-19 atende pessoas com sintomas da doença e assim, detectar e tratar nossa população o mais rápido possível”, ressaltou Aquiles da Costa.

A cidade de Penha possui instalada no centro da cidade, a Central Covid-19 que realiza teste rápido em caso de suspeita por infecção ao vírus. A equipe da Secretária Municipal de Saúde atende a população de segunda a domingo das 7h às 19h na Avenida Eugênio Krause, nº 152, no centro.

De acordo com o secretário estadual de saúde, André Motta Ribeiro, o Governo do Estado está concentrado em reverter o aumento dos casos de Covid-19. A prioridade é ampliar o número de leitos e melhorar os processos relacionados ao enfrentamento da pandemia, com diagnóstico precoce qualificado, tratamento imediato dos pacientes, monitoramento e rastreabilidade.

“O momento é complicado da pandemia, não só em Santa Catarina, na região, mas como no mundo inteiro. Nós temos uma dificuldade de consciência coletiva, das pessoas entenderem que estamos em uma pandemia. Hoje nós temos vários problemas, dentre eles o entendimento de processo, entendimento de momento, recursos humanos, equipamentos, insumos, mas nós temos a obrigação de achar as soluções”, diz André.

O Governo de Santa Catarina se comprometeu em entregar no prazo de 90 dias, o Complexo Madre Tereza no Hospital Marieta Konder Bornhausen na cidade de Itajaí à 15 km em linha reta do município de Penha. Além da implantação de leitos de enfermaria nos hospitais municipais da região.

Governo Municipal / penha.sc.gov.br

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )