Membros de fação criminosa são condenados a penas que ultrapassam 150 anos em Blumenau
A 3ª Vara Criminal da comarca de Blumenau concluiu nesta sexta-feira (5/3) o julgamento da “Operação Sequentia“, deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina (PMSC), e que visava combater o crime organizado e o tráfico de drogas na cidade de Blumenau e região do Vale do Itajaí.
Doze réus foram condenados por envolvimento em práticas de crimes graves como participação em facção criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. As penas impostas variaram entre 11 anos até 15 anos de reclusão em regime inicialmente fechado. Somadas, as condenações ultrapassam 150 anos.
A operação contou com diligências complexas, entre elas interceptações telefônicas e expedição de mandados de busca e apreensão, além de instrução judicial com oitiva de várias testemunhas. A instrução do processo foi conduzida pelo juiz Sandro Pierri e a sentença condenatória foi do juiz Eduardo Passold Reis, atual titular da 3ª Vara Criminal.
“Traficantes associados, que mantinham ponto de tráfico organizado, e que eram membros de organização criminosa que tem por fim subverter a ordem instituída e o estado de Direito, os condenados demonstram condutas graves, hediondas e absolutamente nefastas à sociedade. A ordem pública é frontalmente atacada com crimes desta magnitude e para sua promoção é essencial ação rápida e enérgica dos poderes instituídos oficialmente”, afirmou o magistrado sentenciante. Da decisão, cabe recurso ao Tribunal de Justiça. O caso tramita em segredo de justiça.