Grupo de Trabalho discutirá Plano Nacional de Fertilizantes

Grupo de Trabalho discutirá Plano Nacional de Fertilizantes

Plano tem como objetivo fazer diagnóstico sobre a oferta de fertilizantes no país e buscar reduzir a importação do insumo

O Brasil é hoje um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas. No entanto, precisa importar cerca de 80% dos fertilizantes que usa na produção de grãos. “O Brasil vem com a sua produção agropecuária crescente ano a ano, mas numa dependência enorme da importação de fósforo, potássio, principalmente. Foi criado, então, esse grupo de trabalho”, explicou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ao término da primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial responsável pela elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes.

O Grupo de Trabalho Interministerial foi instituído para fortalecer políticas de incremento da competitividade da produção e da distribuição de insumos e de tecnologias para fertilizantes no país de forma sustentável.

Na prática, com a elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes, o Governo Federal quer diminuir a dependência externa e ampliar a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional.

O Plano trará um diagnóstico sobre a oferta de fertilizantes no Brasil e poderá trazer como resultado, por exemplo, propostas legislativas para facilitar a produção de fertilizantes no país.

Duração dos trabalhos

O Grupo de Trabalho Interministerial terá 120 dias para apresentar o Plano Nacional de Fertilizantes. Esse prazo poderá ser prorrogado uma vez por igual período, por ato da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )