Saúde e Qualidade de Vida

Saúde e Qualidade de Vida

Embora o significado de qualidade de vida para a maioria das pessoas não pareça tão óbvio, muitos indivíduos relacionam qualidade de vida com o “sentir-se bem”. De fato, a qualidade de vida está diretamente ligada ao completo bem-estar biopsicossocial do indivíduo. Sendo assim, os principais fatores que influenciam são a saúde, o trabalho e o meio ambiente.

O conceito de qualidade de vida é muito abrangente e compreende não só a saúde física como o estado psicológico, as relações sociais e a relação do indivíduo com o meio ambiente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

 Sendo assim, quando pensamos em melhorar a nossa qualidade de vida, precisamos considerar principalmente aspectos relacionados a autoestima e ao bem estar pessoal.

Sumariamente, qualidade de vida passa a ser sinônimo de viver bem. Mas o que precisamos fazer para viver bem? 

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a busca pelo bem-estar depende muito mais das ações e atitudes do ser humano que daquilo que o meio oferece. Ou seja, a maneira como eu me comporto no meio onde vivo, a minha percepção sobre as relações estabelecidas e a forma como eu satisfaço as minhas necessidades humanas básicas depende diretamente da minha proatividade, com isso criando e encontrando o significado para a sua existência.

Para que possamos garantir uma boa qualidade de vida no futuro, devemos começar a preocuparmo-nos com a manutenção de hábitos saudáveis como, por exemplo, o cuidado com o corpo, a manutenção de uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos, a priorização de relações saudáveis, a otimização do tempo para realizar atividades de lazer e a  busca por hábitos que propiciem ao indivíduo uma sensação de bem-estar.

Temos plena certeza de que não existe uma fórmula mágica ou uma receita pronta para o alcance desse tão almejado bem-estar, mas temos convicção de que a busca pela qualidade de vida deve ser um processo contínuo de busca pela melhoria individual e coletiva. Se cada indivíduo fizer a sua parte para contribuir para isso, teremos uma sociedade bem mais saudável do ponto de vista biopsicossocial.

Texto: Enfermeira Viviane Campos -Rede Municipal de Saúde em Itajaí,(PSF) Programa Saúde da Família.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )