Risco à População: GOR recolhe oito cavalos em vias públicas de Camboriú
No último domingo, dia 9, o Grupo de Operações e Resgate (GOR) recolheu mais oito cavalos no bairro Rio Pequeno que estavam soltos em via pública. Conforme o secretário de Agriculta de Camboriú, Mário Bianchet, a ação se deu após denúncia da comunidade.
A equipe encontrou os animais soltos na via, o que poderia ocasionar um acidente. Todos os cavalos foram recolhidos e encaminhados para o sítio do GOR, onde seguem aguardando a retirada pelo tutor. Após avaliação do médico veterinário do Grupo, foi constatado ainda que todos os animais estavam infestados de parasitas (carrapatos).
Como funciona o GOR
O GOR é conveniado ao município de Camboriú para o recolhimento de animais de grande porte soltos em via pública, que ofereçam risco à população e vítimas de maus tratos. Os animais apreendidos são encaminhados para a sede da instituição, localizada em Tijucas.
Na primeira apreensão o proprietário para retirar o animal deve realizar um cadastro e pagar as taxas pela apreensão, caso não haja o pagamento no período de 15 dias o animal fica a disposição para adoção. Em caso de reincidência o animal será encaminhado para adoção. O proprietário, quando identificado, pode responder por omissão de cautela na guarda de animais conforme prevê o Art.31 do Decreto-Lei Nº 3.688, de 03 de outubro de 1941.