Semasa Informa: principais reservatórios da Estação de Tratamento de Água em Itajaí, receberam limpeza com auxílio de mergulhadores
Os dois principais reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque receberam limpeza com auxílio de mergulhadores, nesta quinta-feira (13), para aspiração de sedimentos.
O engenheiro químico da autarquia, José Adriano Kielling, responsável pela qualidade da água distribuída a Itajaí e Navegantes, explica que a técnica permite realizar a limpeza sem a necessidade de esvaziar os reservatórios, evitando o desabastecimento das cidades, além de impedir o desperdício de água tratada.
Ainda conforme o engenheiro, a limpeza dos reservatórios acontece anualmente e possui caráter preventivo. “A limpeza dos reservatórios é necessária para evitar a formação e proliferação de colônias de microrganismos na água tratada e pronta para distribuição”, conclui Adriano.
O trabalho dos mergulhadores é mais intenso no fundo dos reservatórios, onde se concentram partículas sedimentadas de ferro e manganês, que podem não ter sido eliminadas durante o processo de tratamento. Além disso, pode-se encontrar traços de areia e carvão sedimentados.
Os reservatórios 1 e 2 receberam a limpeza preventiva e, juntos, armazenam mais de 11 milhões de metros cúbicos de água tratada, o que representa a capacidade de abastecer a cidade por até seis horas, dependendo do consumo. Já o reservatório 3 não recebeu a limpeza por ter sido reformado recentemente. Os principais reservatórios da ETA São Roque foram construídos em 1970 em uma estrutura de concreto armado.
Os reservatórios estão localizados no bairro São Roque, anexo à ETA. A limpeza das estruturas atende a resoluções do Ministério da Saúde e deve seguir até domingo (16).