“Pente fino”: 10 passos para evitar surpresas com o pente-fino do INSS
A partir deste mês, os benefícios por incapacidade temporária — antes chamados auxílio-doença — concedidos há mais de seis meses, que não tenham data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação profissional, estarão na mira do pente-fino realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além deles, beneficiários de auxílio-acidente e de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) — pago a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência carentes —, também podem ser convocados
O objetivo do governo é revisar cerca de 170 mil benefícios com suspeitas de irregularidades. Em especial, de beneficiários que têm documentos em falta no cadastro de concessão.
Para evitar a suspensão do pagamento Jean Postai, advogado especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista destaca dez passos para serem seguidos:
1 – Verifique se o seu cadastro está atualizado e correto no INSS;
2 – Fique atento ao recebimento da notificação e o prazo de 30 dias para apresentar a documentação;
3 – Ao receber a notificação faça o agendamento pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS;
4 – Separe todos os documentos que comprovem seus direitos e benefícios;
5 – Não falte no dia e hora marcado;
6 – Se tiver feito alguma, leve carta de concessão do benefício e o resultado das últimas perícias;
7 – Apresente laudos, atestados e receitas médicas, comprovante de realização ou indicação de cirurgia;
8 – Apresente comprovantes de tratamentos antigos e atual;
9 – Caso não possua documentos recentes fale com o médico que acompanha seu tratamento ou tratou da sua doença, para que tenha laudos atualizados;
10 – Para o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) levar comprovante de residência atual, comprovante de renda familiar, fotos do local onde mora para comprovar situação social e laudos médicos que comprovem sua deficiência física ou mental.