“Dicas de Saúde com Dr. Rodrigo Caseca”: E a tal carne esponjosa no nariz?
Quem já não ouviu falar de alguém que fez quando pequeno “aquela cirurgia da carne esponjosa”? Pois, bem! O que entendemos por “carne esponjosa” nada mais é que uma estrutura chamada adenoide, localizada entre o nariz e a garganta, e que tem a função de produção de células de defesa no nosso organismo, assim como as amígdalas. Porém, essa função com o crescimento vai perdendo importância, e em muitos casos, a sua remoção acaba trazendo mais benefícios para o paciente.
A adenóide pode ter seu tamanho aumentado, chamamos então de hipertrofia adenoideana, e isso causar obstrução nasal, principalmente em crianças, além de roncos e até mesmo algumas alterações no desenvolvimento da face.
Além de aumentada, a adenoide pode apresentar infecções recorrentes, caracterizadas por febre, dor de garganta e até mesmo pela presença de uma secreção amarelada, assim como queda do estado geral, dificuldade em alimentar-se.
Muitas vezes, as infecções não ficam restritas apenas na adenoide, mas também se apresentam nas amígdalas, causando as famosas amigdalites. E estas, também podem estar aumentadas de tamanho (hipertrofia amigdaliana), causando ainda mais a dificuldade de respiração.
Como vimos, estas situações podem trazer prejuízos para a criança, tanto pela recorrência, quanto pelas alterações que podem causar a longo prazo. Portanto, a avaliação e acompanhamento do otorrinolaringologista é extremamente importante, pois impacta diretamente na qualidade de vida e no desenvolvimento do paciente. Muitas vezes o tratamento clínico e a conduta expectante são suficientes, mas, em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia para remoção de uma ou de ambas as estruturas.
Uma dica bastante valiosa é a lavagem nasal, que falamos na semana passada, ela impede o acúmulo de secreções que podem infeccionar na região da adenoide.
- Dr. Rodrigo Caseca – Otorrinolaringologista e Cirurgião Facial
- CRMSC 18.970 RQE 20.829
- Instagram: @ouvidonarizgarganta
- Balneário Camboriú – MedCal Saúde: Miguel Matte, 410 – (47)3363-6066
- Florianópolis – COF: Av. Mauro Ramos, 1612 – (48) 3229-2829