Seminário reúne desembargadores que integrarão os órgãos administrativos do TJSC
O Seminário de Apresentação e Integração – Biênio 22/24 (SAIBA), realizado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina nesta sexta-feira (4/2), na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, serviu para que a cúpula dirigente, recém-empossada, e os demais magistrados conhecessem de forma sistematizada, com dados atualizados, os projetos e as funções das diretorias, coordenadorias e demais órgãos da Corte.
Realizado na parte da manhã e da tarde, o evento foi o pontapé inicial para um plano de restruturação a ser empreendida na atual gestão. De acordo com o desembargador João Henrique Blasi, no prazo de 15 dias será apresentado um documento com uma proposta de restruturação funcional, não só administrativa mas também legislativa, a partir de um projeto de lei.
No período vespertino, foi a vez de desembargadores do corpo diretivo e coordenadores tratarem também dos respectivos planejamentos para o biênio, com foco no aperfeiçoamento de cada setor. A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato, ressaltou que as palavras “integração e comunicação” serão o norte do trabalho que pretende desenvolver nos próximos dois anos, focado no aperfeiçoamento das relações humanas. Disse que irá ouvir todos os juízes catarinenses e dar-lhes ferramentas para a realização de um trabalho ainda melhor. “Nossa missão é aperfeiçoar as relações humanas e a prestação jurisdicional”, frisou a magistrada.
O 1º vice-presidente, desembargador Altamiro de Oliveira, explicou as atribuições da função e indicou os projetos que irá desenvolver ao longo dos próximos dois anos. Da mesma forma se manifestaram o 2º vice-presidente, desembargador Getúlio Corrêa; o 3º vice-presidente, desembargador Gerson Cherem II; o corregedor do Extrajudicial, desembargador Rubens Schulz; e o responsável pelo Sistema de Depósitos Judiciais (Sidejud), desembargador Ernani Goetten de Almeida.
Logo depois foi a apresentação do servidor André Antônio Gavazini, do Fundo de Reaparelhamento da Justiça, representando o desembargador Carlos Alberto Civinski; seguido pelo diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; do responsável pela Ouvidoria, desembargador Osmar Nunes Júnior; e do novo comandante da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), desembargador Sérgio Izidoro Heil.
Falaram na sequência o responsável pela Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec), desembargador Antônio Zoldan da Veiga, e a responsável pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional (GMF), desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer.
Por fim, manifestaram-se a responsável pelo Comitê de Proteção de Dados, desembargadora Denise de Souza Luiz Francoski, e o encarregado do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, desembargador Sydney Eloy Dalabrida, além do coordenador do Lar Legal, desembargador Selso de Oliveira. Da Coordenadoria Estadual da Violência Doméstica (Cevid), a desembargadora Salete Silva Sommariva participou por videoconferência.