
Juliana Pavan quer que prefeitura estude a contratação de segurança privada nos prédios públicos de Balneário Camboriú
Para reforçar os serviços de vigilância já prestados pela Guarda Municipal nos prédios públicos de Balneário Camboriú, a vereadora Juliana Pavan (PSDB), fez indicação a administração municipal para que realize estudos de implantação e contratação de serviços de segurança privada nos prédios públicos de Balneário Camboriú.

A parlamentar baseou o pedido nas inúmeras ocorrências que vêm sendo registradas de roubos, furtos de equipamentos, alimentos, e da destruição de patrimônio público. Juliana cita também como justificativa, as notícias veiculadas na imprensa que demonstram um aumento dos índices de criminalidade e vandalismo em prédios públicos na cidade.
“Não se observa uma solução imediata para essa situação que vem sendo exaustivamente trazida pela comunidade ao nosso gabinete. Em várias escolas e unidades de saúde que visitei pude constatar que apesar da Guarda Municipal patrulhar os locais, a vigilância não tem surtido efeito, já que continuam aumentando as ocorrências como roubo de fios, equipamentos, alimentos, além da destruição de patrimônio público. ” enfatizou.
No ano passado Juliana, já havia protocolado pedido para que o município realizasse a contratação de empresa de segurança patrimonial para atuar nas Unidades de Ensino do Município, e para a instalação de um sistema capaz de acionar os dispositivos de emergência, estabelecendo uma comunicação rápida e direta das escolas com a Central de Operações da Guarda Municipal, a exemplo do “botão do pânico” e também a instalação de câmeras de monitoramento. Em resposta ao pedido, a prefeitura informou, na ocasião, que realizaria um processo de licitação para compra e instalação de câmeras de monitoramento.
A parlamentar revela ainda que apesar da aquisição das câmeras para escolas, têm recebido em seu gabinete, reclamações e pedidos de providências dando conta de novos crimes relacionados a educandários e outros prédios públicos.
“Apesar de o município ter atendido, em parte, a minha solicitação de providências, é preciso fazer mais para impedir o vandalismo. Investir em segurança é sinônimo de proteção às pessoas e aos prédios públicos onde estão instalados os mais diversos serviços oferecidos aos cidadãos, além de equipamentos instalados nestes locais que foram adquiridos com recursos dos contribuintes”, observa Juliana Pavan.