Prefeito Douglas cobra investimentos no tratamento de esgoto e a nova rede de captação de água para Barra Velha

Prefeito Douglas cobra investimentos no tratamento de esgoto e a nova rede de captação de água para Barra Velha

O Gestor Municipal se reuniu com representantes da concessionária CASAN, responsável pela prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa, acompanhado da coordenadora de Saneamento, Ângela Romay, o Presidente da Fundema, Giovani Tomaselli, a Procuradora Geral, Sheila Scherer e da Engenheira Sanitarista Flávia Poyer, se reuniram nesta quinta-feira (20/04), com os diretores da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), concessionária responsável pelo tratamento de abastecimento e esgoto no município, para alinhar as informações referentes aos cronogramas das obras que a concessionária está realizando no município.
Foram pautas da reunião a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Itajuba, nova rede de captação de água do Rio Itapocu e os novos reservatórios.

Durante a visita, ele expôs as preocupações da população em relação à saúde pública e ao meio ambiente.

Douglas destacou a importância de investir em saneamento básico para prevenir doenças e proteger a qualidade da água e dos recursos naturais da cidade. Também enfatizou que essa é uma necessidade urgente e que o Município precisa de parceiros comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável.

O Superintendente da Regional, Felipe Alcione, explicou que a CASAN está empenhada em atender as demandas do município, além e que estar ciente da importância de investir no saneamento básico para melhorar a qualidade de vida da população. “Estamos em comum acordo que a expansão do serviço de tratamento de esgoto é essencial para o crescimento do município, ademais é de suma importância o trabalho em conjunto com o município para garantir o bem-estar da população e a preservação do nosso meio ambiente”, disse.

O presidente da FUNDEMA, Giovanni Tomazelli, destacou que a reunião foi muito produtiva para trabalharmos com a conscientização da população quanto a educação ambiental referente a necessidade da destinação apropriada de efluentes, rejeitos e recicláveis domésticos.

Recentemente, o Município de Barra Velha assinou o termo aditivo do contrato de prestação de serviços com CASAN, que determina que a concessionária instale rede de tratamento de distribuição de água tratada a 99% dos domicílios urbanos e 90% de coleta e tratamento de esgoto sanitário até 2033 no município, desde janeiro de 2021, a Casan já investiu em Barra Velha o montante de R$ 24 milhões.

Dentro do cronograma dispõe que até 2025, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já deverá estar operando no município, bem como a nova Estação de Tratamento de Água (ETA).

O contrato prevê também, algumas ações já executadas, como a instalação de dois novos reservatórios, sendo um no bairro Itajuba – com capacidade para 1.500 m³ – e outro no Centro da cidade, no Morro das Antenas – com capacidade de 1.000m³.

Todas essas ações estão previstas no Plano Municipal de Água e Esgoto Sanitário de forma a atender as metas do novo Marco Legal de Saneamento.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )