Roadmap: entenda qual o objetivo dessa ferramenta
Independentemente do segmento de uma empresa, gerenciar e acompanhar projetos não é uma responsabilidade fácil. É preciso cuidado na execução do início ao fim para que tudo saia como planejado.
Como são vários profissionais envolvidos, o gestor deve garantir que a equipe toda esteja alinhada e que nenhuma etapa do processo seja esquecida. Para isso, eles aprendem o que é roadmap e incorporam este tipo de ferramenta em suas rotinas.
O roadmap é um mapeamento do caminho a ser seguido no desenvolvimento de um projeto ou produto, por meio do recurso visual. Esse diagrama permite que os dados sejam expostos de forma mais esclarecida pelos membros da equipe.
Se você quer entender mais sobre os objetivos dessa ferramenta e como ela pode ajudar a otimizar o trabalho dentro da sua empresa, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos.
Para que serve o roadmap?
Como já adiantamos, o roadmap é muito utilizado na gestão de negócios para manter a organização dos processos e gerenciar os colaboradores envolvidos. Veja quais são as principais funções dessa ferramenta poderosa.
Direcionar o projeto
É de extrema importância que a empresa saiba onde quer chegar, mas além disso, onde se encontra no atual cenário e quais os caminhos a serem tomados para poder atingir os seus objetivos.
O roadmap, por ser uma ferramenta mapeadora, faz justamente o detalhamento desses processos que vão do ponto de partida até o ponto de chegada. Conhecendo essa rota, fica mais fácil percorrê-la.
As empresas que aplicam essa metodologia têm mais chances de bater as suas metas e desenvolver um produto assertivo dentro do planejado. Há melhor visualização do projeto do início ao fim.
Alinhar a equipe
Para que a execução do projeto ocorra como planejado, é necessário que todos os membros da equipe estejam na mesma página. Ou seja, alinhados aos caminhos que devem seguir para alcançar os resultados esperados.
Logo, manter a organização é essencial e com a ferramenta de roadmap isso fica muito mais fácil. Os profissionais podem consultar todas as etapas a seguir, funções de cada cargo e datas de entrega.
Dessa forma, ficam todos cientes de suas tarefas e do tempo que dispõem para concluí-las. Este processo evita empecilhos ao avançar de fase no projeto porque algum setor ficou para trás e atrasou o andamento.
Priorizar tarefas essenciais
O roadmap também serve para ajudar os gestores a priorizar as tarefas mais importantes dentro do projeto. É claro que todas as atividades têm seu papel no resultado final, mas algumas podem esperar mais do que outras.
Para decidir quais tarefas devem ser colocadas como urgência para a equipe, o ideal é olhar para o mapa das etapas. Como essa ferramenta permite boa visualização do processo, fica mais prático definir.
Assim, os colaboradores sabem quais atividades devem dar mais atenção, priorizar a ordem e otimizar o tempo de execução, já que são fundamentais para o avanço para as demais fases.
Definir prazos de entrega
Assim como qualquer outra ferramenta de organização, o que não pode faltar no roadmap são as informações sobre prazos de entrega. Estar com as datas bem estabelecidas colabora para o andamento do projeto.
Uma característica interessante sobre o roadmap é que ele apresenta flexibilidade, podendo ser alterado conforme seja necessário uma mudança nos prazos ou nas tarefas distribuídas.
Para que o trabalho funcione, os prazos devem ser realistas. Lembrando que não é vantagem definir períodos curtos de tempo para metas e atividades que depois não entregam resultados satisfatórios.
Aumentar a produtividade
Todos os tópicos anteriores, quando unidos, levam a mais um benefício do uso do roadmap: o aumento da produtividade, fator que toda empresa deseja. Essa ferramenta pode ajudar e muito a melhorar o rendimento interno.
Isso porque, geralmente, os problemas de produtividade estão relacionados à falta de organização ou a falta de compreensão da equipe quanto aos processos que fazem parte do desenvolvimento do projeto.
Quando cada colaborador entende a sua função, os objetivos a serem cumpridos e as etapas que vão passar de forma clara, facilita o trabalho. O recurso visual do roadmap oferece essa vantagem.
Como fazer um roadmap eficiente?
Agora que você já sabe para que serve o roadmap, vamos falar um pouco sobre como colocar em prática essa ferramenta. Afinal, para obter todos os benefícios é preciso fazer um mapeamento eficiente.
O primeiro passo é conhecer bem o cenário em que a sua empresa se encontra, assim como definir aonde quer chegar. Feito isso, descreva as etapas que compõem o projeto e as tarefas que devem ser executadas em cada uma.
Depois, é hora de fazer a distribuição das funções. Cada profissional deve ficar responsável pelas atividades que dizem respeito a sua área de especialidade, levando em consideração também os níveis de hierarquia.
Por fim, estabeleça os prazos para alcançar as metas e concluir as fases. Assim, a equipe estará alinhada a um documento que pode usar para realizar consultas e tirar dúvidas!
Leia: Diagnóstico da arborização urbana de Balneário Camboriú já identificou 7.089 árvores