APAE de BC realiza oficinas de preparação para terceira edição do projeto Histórias Especiais

APAE de BC realiza oficinas de preparação para terceira edição do projeto Histórias Especiais

Série de oficinas envolvendo processos criativos, criação e contação de histórias dão origem às crônicas que compõem publicação produzida pelos alunos da entidade.

O mês de maio está sendo bastante movimentado na APAE de Balneário Camboriú, com diversas atividades formativas para os alunos da entidade. Ao longo de todo o mês, estão sendo realizadas oficinas preparatórias para a produção da terceira edição do livro Histórias Especiais, que reunirá obras literárias e ilustrações produzidas por alunos artistas da instituição, um projeto que proporciona visibilidade e protagonismo às pessoas com deficiência na construção de narrativas a partir das suas vivências e perspectivas.

A primeira atividade foi a apresentação do projeto e uma contação de histórias, para ambientação dos estudantes à proposta, ministrada pela multiartista Bell Bandeira, seguida da oficina de processos criativos para narrativas, sob responsabilidade da escritora, atriz e produtora Lieza Neves. Até o fim do mês, os estudantes da entidade ainda participarão de uma oficina de criação literária e narração de histórias, também ministrada por Bell Bandeira, e de percussão criativa para trilha sonora e sonoplastia, apresentada pelo coordenador e diretor artístico do projeto, o produtor e multiartista Luciano Candemil.

Todas essas atividades têm o objetivo de despertar o interesse dos alunos em transmitir as suas próprias narrativas, a partir das suas experiências. No decorrer do projeto, as histórias criadas por eles são aprimoradas, ilustradas também por estudantes da entidade e resultam em uma obra literária singular e extremamente representativa.

Candemil destaca a evolução do engajamento dos alunos com o projeto, já em sua terceira edição. “Esse ano temos muito mais oficinas que o ano passado e a gente percebe que o nível de participação, interesse e envolvimento dos alunos está exponencialmente muito superior ao primeiro ano, então houve um avanço gigantesco”, afirma.

O coordenador do projeto destaca ainda a importância da comunidade escolar para o desenvolvimento dos processos propostos pelo projeto. “A coordenação da escola percebe esse avanço da participação dos alunos e, por isso, toda a comunidade escolar tem um olhar diferenciado sobre a importância do projeto. Nós sempre tivemos todo o apoio necessário, mas, com certeza, hoje, o olhar da direção é ainda mais atento para o que conseguimos fazer com um projeto como este”, salienta.

O livro Histórias Especiais

Esta é a terceira edição do projeto realizada na APAE de Balneário Camboriú, que dá origem ao livro Histórias Especiais, disponibilizado em plataforma online e com acesso totalmente gratuito, composto por seis histórias e seis ilustrações criadas pelos alunos artistas da instituição. A obra também ganhará uma versão em audiolivro e outra em vídeo, com as ilustrações do livro digital, o áudio da narração e tradução em libras.

O projeto Livro digital e audiolivro: Histórias Especiais – Volume III é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, edital 008/2022, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC).

As duas edições anteriores da publicação, de 2021 e 2022, podem ser conferidas aqui: https://casulo21.com/historiasespeciais/

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )