Banco Central decide taxa de juros hoje

Após um ano em 13,75%, expectativa é que Comitê de Política Monetária da instituição inicie ciclo de afrouxamento da Selic; mercado diverge se corte será de 0,25 ou de 0,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulga nesta quarta-feira (2) a decisão sobre a taxa básica de juros, em conclusão da reunião iniciada na terça-feira (1º).

A expectativa tanto de mercado como de governo é que o Comitê promova um corte na taxa atual, de 13,75% ao ano, definida na reunião de agosto, quando foi reajustada em 0,25 ponto percentual. Desde então, o Copom tem decidido pela manutenção da taxa básica de juros, ao longo de sete reuniões seguidas.

Assim, o patamar de juros no país continua no maior nível desde dezembro de 2016.

“O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O Comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária e relembra que os passos futuros da política monetária dependerão da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”.

Expectativa

A decisão desta quarta-feira ocorre em meio à expectativa pelo corte na taxa, já que o governo vem pressionando o BC para a queda dos juros, assim como o setor produtivo.

Em seu mais recente comentário sobre o tema, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que espera “sensibilidade técnica” do Banco Central na redução de juros e que “todo mundo espera um corte” da Selic, atualmente em 13,75% ao ano.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )