Coordenação do Projeto Orla de Balneário Piçarras aprova diagnóstico do Plano de Gestão Integrada

Coordenação do Projeto Orla de Balneário Piçarras aprova diagnóstico do Plano de Gestão Integrada

Plano de Gestão vai contar com participação do setor privado e da sociedade civil

A equipe de a Coordenação Municipal do Projeto Orla (CMPO) se reuniu no mês de janeiro para discutir ações de implementação do projeto, quando aprovou o diagnóstico do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI). O CMPO é uma iniciativa de gestão da praia de maneira compartilhada entre o município e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU/SC), ativo desde 2023.

Por meio do PGI, decisões poderão ser tomadas em conjunto por representantes do poder público, privado e membros da sociedade civil. Com a aprovação do plano, o CMPO avançou em um dos seus principais objetivos, definindo alguns princípios da gestão integrada com a SPU, dentro da fase 1. A coordenação contou com um facilitador contratado por meio de pregão eletrônico, a empresa Zephyrus Gestão Costeira e Marinha Ltda.

Em breve, uma oficina de planejamento participativo com a população será realizada, quando o diagnóstico será apresentado. Na ocasião, serão apresentadas e discutidas questões que envolvem a situação social, patrimonial, ambiental, turística, econômica, de saneamento e outras de interesse da coletividade.

“Essa primeira etapa é muito importante para entendermos o que temos dentro da gestão da nossa cidade. Com esse conhecimento, agora abriremos a discussão com a comunidade, fazendo um retrato do que temos hoje e onde queremos chegar com o planejamento de um futuro melhor para Balneário Piçarras”, destaca a presidente do Instituto do Meio Ambiente, Liara Rotta Padilha. O prazo pela elaboração do PGI é de três anos após a assinatura do Termo de Adesão à Gestão das Praias (TAGP), que teve início em dezembro de 2022. A vigência do TAGP será de 20 anos e poderá ser prorrogada.

A CMPO foi criada pelo Decreto Municipal n° 572/2023 no dia 6 de janeiro de 2023, e é composta pelo Gestor Municipal de Utilização de Praias e por representantes do Gabinete do Prefeito, da Procuradoria Geral do Município, do Instituto Municipal do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Um membro da Secretaria de Esporte e Lazer também deverá ser incluído, uma vez que o setor é um dos principais utilizadores do espaço da orla.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )