Alesc aprova criação da rota turística da Costa Esmeralda
As cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, no litoral, poderão formar uma nova rota turística em Santa Catarina. Os três municípios fazem parte da chamada Costa Esmeralda, que recebe esse nome por conta das praias de águas verdes e cristalinas.
A criação da Rota Turística Costa Esmeralda foi aprovada pela Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (08). E depende apenas da sanção do governador para se tornar lei.
O principal intuito, conforme o autor da proposta de criação do roteiro, deputado Emerson Stein (MDB), é movimentar a economia local fora do período de verão. “Esses municípios têm atrativos para o ano inteiro, com rica e saborosa gastronomia, rotas ecológicas, pontos turísticos variados, além do comércio e a oportunidade de investimentos”, argumenta Stein.
Entre os objetivos da criação da Rota Turística Costa Esmeralda estão o fomento ao turismo, a divulgação das atrações e pontos turísticos, o estímulo ao ingresso de investimentos e a conservação dos ecossistemas.
Costa Esmeralda
A Costa Esmeralda é a região formada pelos municípios de Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Possui aproximadamente 60 quilômetros de litoral, sendo grande parte desse território conservada por meio de áreas naturais protegidas.
Juntas, as cidades da Costa Esmeralda contam com mais de 50 praias. A região é rica em biodiversidade, com macacos, tucanos, pássaros e flores selvagens.