Parceria entre moradores e Poder Público garante solução para mobilidade no bairro Limoeiro, em Itajaí
Uma solução colaborativa entre os moradores do bairro Limoeiro, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e o Município de Itajaí foi formalizada nesta quarta-feira (12/6) após audiência que buscava meios para melhorar a mobilidade urbana e a segurança dos habitantes locais. A decisão, que destaca a importância da participação popular e da cooperação entre governo e comunidade na gestão de projetos de infraestrutura, foi prolatada pelo juízo da Vara da Fazenda Pública da comarca de Itajaí.
Durante o ato processual, foram acordadas várias medidas essenciais para a comunidade do bairro Limoeiro, impactada pela duplicação da Rodovia Estadual Antônio Heil (SC-486). O projeto para a realização da interseção com o viaduto e do retorno a mesmo nível no km 18+070 será elaborado até o final de outubro, seguido pela fase de licitação e execução da obra, com prazo máximo de 18 meses. Além disso, a implementação de uma travessia provisória, com faixa elevada, sinalização adequada e redutor de velocidade, deverá ser concluída em até 60 dias.
A Associação dos Moradores do bairro Limoeiro, com o apoio da Prefeitura Municipal, promoverá a conscientização da comunidade sobre o local das travessias. O Município, por meio da Secretaria de Obras, apresentará e executará um projeto de obra de conversão à esquerda em frente à Rua Lili Maria Girardi Zonta até outubro.
A juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres, titular da Vara da Fazenda Pública de Itajaí, enfatizou que as medidas são necessárias para garantir a segurança e a qualidade de vida da população, bem como a acessibilidade e mobilidade urbana (Ação Civil Pública Cível n. 5011262-16.2020.8.24.0033/SC).