Estudantes dão o primeiro passo para construir carreira no mercado da mineração
No Rio Grande do Norte jovens abraçam a oportunidade de estagiar no projeto Borborema, da
Aura Minerals, e celebram a possibilidade de aliar conhecimento e prática dentro de uma das maiores empresas da região
Nascida e criada em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, a jovem Maria Jallyne, de 30 anos, detalhou com entusiasmo como está sendo o desafio de estagiar em uma das principais empresas da região, a Aura Minerals.
“Acredito que foi a melhor decisão que tomei para a minha trajetória profissional. Tenho aprendido bastante desde que comecei na área de Suprimentos e estou cada dia mais confiante que o conhecimento prático que estou adquirindo será decisivo para a minha jornada profissional e vai agregar muito valor à minha carreira”, revelou a jovem.
Há pouco mais de um mês, a jovem estudante de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) leva para a prática, além do conhecimento teórico adquirido nas salas de aula, o histórico familiar inspirador dentro da atividade minerária.
“Estou vivendo uma experiência incrível aqui na Aura Minerals. Durante muitos anos, acompanhei meu avô e meu tio atuando no ramo da mineração e eles me inspiraram a trilhar este caminho. Chego até aqui com muita vontade de escrever também a minha história dentro da mineração”, descreveu a jovem.
Quem também não perdeu a oportunidade de fazer parte do programa de qualificação e formação profissional da Aura Minerals foi o jovem Ícaro Fernandes.
“Ao saber da vaga, me encantei com a possibilidade de trabalhar em uma empresa deste porte. Aqui meu aprendizado é diário e vejo que tenho potencial para aprender e crescer junto com a Aura Minerals. Me sinto valorizado com as oportunidades que recebo de participar de reuniões e atividades importantes do nosso cotidiano. Estou ao lado de grandes profissionais da área, que me ajudam a lapidar minhas habilidades para me transformar no profissional que desejo ser”, comentou.
Max Delfino, Gerente de Recursos Humanos, Comunidade e Comunicação, acompanha orgulhoso estes depoimentos e explica que o Programa de Estágio da Aura Borborema está inserido no programa de aprendizagem da mineradora e faz com que jovens como Maria e Ícaro possam se desenvolver em diversas áreas do setor, desde funções administrativas até as operacionais, tanto na gestão de minas quanto no beneficiamento.
“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência prática para estudantes universitários, preparando-os para futuras carreiras na indústria mineral. Queremos proporcionar a estes jovens talentos experiências agregadoras às jornadas profissionais e por isso, também oferecemos treinamentos especializados e mentoria por profissionais experientes no setor. Nossos estagiários terão ainda a oportunidade de participar de projetos significativos que impactam diretamente nas operações da Aura”, comentou.
O executivo observou também que todo o planejamento do programa foi feito para fomentar um ambiente onde a inovação, a responsabilidade social e ambiental, assim como a segurança no trabalho são valorizados e o crescimento pessoal e profissional incentivados rotineiramente. Ele explica ainda que após a conclusão do estágio, a empresa oferece oportunidades de desenvolvimento contínuo e possíveis efetivações, “preparando os participantes para uma carreira sólida dentro da empresa ou para novas oportunidades no mercado de trabalho”.