Urbano, de Jaraguá do Sul, é escolhida a melhor marca de macarrão sem glúten do Brasil

Urbano, de Jaraguá do Sul, é escolhida a melhor marca de macarrão sem glúten do Brasil

Estadão reuniu especialistas para avaliar 12 marcas em degustação às cegas


A Urbano Alimentos foi escolhida como a melhor marca de macarrão sem glúten do mercado brasileiro em degustação às cegas realizada pelo jornal Estadão, através da editoria Paladar.

O resultado saiu esta semana: o espaguete campeão do teste é elaborado com farinha de arroz, a massa de fios longos tem boa textura e elasticidade. Com sabor neutro, o espaguete segura muito bem o molho de tomate.  A Urbano comemora o resultado, pois, dias atrás, veiculou em suas redes sociais o post “Qual produto da Urbano merece medalha de ouro? “. A resposta veio do próprio mercado.

Paladar reuniu um time de especialistas no restaurante Cantaloup, em São Paulo, para provar, às cegas, doze marcas do espaguete consumido tanto por celíacos quanto por adeptos de uma dieta sem glúten

Além do anfitrião da casa, o chef Valdir Oliveira, participaram do júri o restaurateur Leo Marigo, um dos fundadores do premiado Evvai e dono de restaurantes como o Daje Roma e Petros Greek Taverna, a expert em panificação sem glúten, Luci Ikeda, a chef confeiteira Aya Tamaki, da Amay Patisserie, de doces sem glúten, e o chef Pedro Mattos, do restaurante Pappagallo Cucina e do Gal Bar do Mar.

As massas sem glúten, que foram adquiridas em grandes redes de supermercado da capital paulista, foram avaliadas a partir de critérios como aparência, textura, capacidade de aderência do molho e sabor.

Embora tenham sido servidas ao júri com molho ao sugo, também chegou à mesa uma porção de espaguete sem molho, para que pudessem fazer uma avaliação mais precisa da massa em si.

As amostras foram preparadas pelo subchef de Oliveira no Cantaloup, Ricardo Castro, que procurou seguir à risca as orientações descritas nas embalagens.

Conforme informou a jornalista Cinta Oliveira, do Paladar, com a demanda crescente de mercado, impulsionado tanto pelos celíacos quanto pelos adeptos de uma dieta sem glúten, a demanda por esta categoria de produto aumentou nos últimos anos. No caso do macarrão sem glúten, a farinha de trigo é substituída pela farinha de arroz, que é presença cativa nesse gênero de produto.

A Urbano, de Jaraguá Jaraguá do Sul (SC), é uma das maiores do setor de alimentos do país com 64 anos de trabalho no beneficiamento de arroz, feijão, farinha e macarrão de arroz. Conta com mais de 1.700 colaboradores diretos em todas 19 unidades espalhadas pelo país, cuja produção mensal chega a mais de 60 mil toneladas de alimentos.

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