Vulcão lança coluna de cinzas de 8k de altura em erupção após terremoto na Rússia

Vulcão lança coluna de cinzas de 8k de altura em erupção após terremoto na Rússia

vulcão Shiveluch entrou em erupção após um terremoto de magnitude 7,0 na costa leste da Rússia e expeliu uma coluna de cinzas a quilômetros de altura, afetando a região oriental de Kamchatka. As informações foram divulgadas neste domingo (18) pela mídia estatal.

Segundo as produções jornalísticas locais, o vulcão Shiveluch fica a cerca de 450 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade costeira com uma população de cerca de 180.000 habitantes.

Além da coluna de cinzas, houve também a liberação de um jorro de lava. “De acordo com avaliações visuais, a coluna de cinzas está subindo até 8 quilômetros acima do nível do mar”, divulgou a TASS na manhã deste domingo (18). Até então, não há relatos de feridos.

Terremoto na Rússia

O epicentro do terremoto na Rússica foi registrado a cerca de 88 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky, conforme o Serviço Geológico dos EUA (USGS), apresentando uma profundidade de cerca de 48 quilômetros.

Apesar da forte magnitude, nenhum grande dano teria sido causado, apontou a TASS. Os edifícios estão sendo analisados para possíveis danos.

O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA fez alerta de que “ondas perigosas de tsunami deste terremoto são possíveis a 300 km do epicentro ao longo das costas da Rússia”. Entretanto, nenhum alerta de tsunami foi informado pelo Ministério de Emergências da Rússia

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )