Tailândia regista primeiro caso da nova variante de Mpox
A Organização Mundial da Saúde continua, ainda assim, a afastar a necessidade de uma vacinação em massa, como aconteceu com a Covid-19
A Tailândia confirmou, esta quinta-feira, o primeiro caso da nova variante da mpox. É o primeiro contágio registado na Ásia.
O paciente, um homem europeu de 66 anos, chegou ao país vindo de África e foi colocado de quarentena pelas autoridades tailandesas. Após investigar o caso, o departamento de controlo de doenças confirma que o homem contraiu a nova variante 1b da Mpox, tida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como mais mortal e mais contagiosa.
A chegada da doença ao continente asiático surge no mesmo dia em que a OMS reforçou a garantia de que este é um vírus diferente do da Covid-19 e que não está em causa uma vacinação em massa, mas sim uma campanha direcionada às populações mais vulneráveis.
A organização pede que as pessoas evitem contactos diretos com quem tenham contraído Mpox, explicando que o contágio é feito sobretudo através da pele. Deixa ainda um apelo à solidariedade mundial para fazer chegar as vacinas às pessoas de risco, no Congo, que concentra agora 90% dos casos ativos mundiais, num total de 3500.