Veja cinco diferenciais dos apartamentos de luxo que mais atraem clientes

Veja cinco diferenciais dos apartamentos de luxo que mais atraem clientes

Mercado de alto padrão está em crescimento e tem apresentado opções diferenciadas para atrair os clientes no Brasil

O mercado de imóveis de luxo está em alta no Brasil no ano de 2024. Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostram que houve alta de 13% nas vendas de unidades de médio e alto padrão no país entre maio deste ano e o mesmo mês de 2023. Outro indicativo de que essa fatia do mercado está aquecida é que a duração do estoque desses imóveis estava, em maio de 2024, em 13 meses. O número é quase metade do que foi registrado em janeiro de 2023, quando eram 24 meses de estoque.

Com o prazo de estoque mais baixo, isso significa que a variedade de lançamentos também tem aumentado. Dessa forma, a concorrência é maior para que as construtoras consigam chamar a atenção dos clientes. Com isso, segundo o engenheiro civil Maurício Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro, os consumidores precisam estar atentos aos diferenciais dos apartamentos de luxo na hora de decidir o que comprar.

“Adquirir um imóvel, de qualquer padrão, não só é uma aquisição de moradia, mas também um investimento, por sua valorização. Isso fica ainda mais evidente em uma unidade de luxo. Por isso, quanto mais qualidade e diferenciais os imóveis possuírem, maior será o conforto para morar e a valorização, em uma possível venda ou negociação futura”, comenta o engenheiro.

O especialista cita cinco diferenciais que um empreendimento de alto padrão possui atualmente. Confira!

1 – Valorização de áreas comuns, com terraço compartilhado

Segundo o engenheiro, ter espaços de convivência comum é de extrema importância, para diminuir a necessidade de lazer fora do condomínio, ainda mais devido à violência urbana. Cunha cita a disponibilidade de áreas verdes, espaços para caminhadas, quadras poliesportivas ou de beach tênis e espaços gourmet para amigos e familiares. Outros espaços que podem fazer a diferença são áreas para animais de estimação, piscinas e fitness.

Como exemplo, o engenheiro menciona o uso do rooftop, uma espécie de terraço compartilhado, em que os condôminos têm a possibilidade de apreciar a vista do último andar do edifício, para aproveitar momentos de lazer. Em Curitiba, o edifício Seventy Upper Mansion, localizado no Ecoville, é um dos exemplos mais recentes de inaugurações com essa estrutura na capital paranaense. O rooftop do empreendimento conta com a área gourmet, piscinas adulto e infantil, além de paisagismo que garantem momentos de lazer e tranquilidade. “Utilizar o terraço como local comum, em um andar que seria destinado a outros apartamentos pode garantir qualidade de vida aos moradores, e torna o ambiente mais democrático no uso da melhor vista da cidade”, diz.

2 – Mais qualidade com água mineral na torneira

Já imaginou abrir a torneira e utilizar água mineral sem precisar de filtro adicional? Isso já é uma realidade no Brasil e tem se expandido como tendência e qualidade em imóveis de alto padrão. O sistema funciona recebendo água mineral a granel, que é bombeada por meio de tubulação própria para tanques de armazenamento em aço e inox, localizados junto às caixas d’água dos edifícios. O sistema é dotado de medidores individuais para cada unidade e o consumo é contratado diretamente com a empresa que fornece a água, por meio de planos de abastecimento.

3 – Vagas de garagem: quanto mais melhor?

Para Cunha, não existe uma regra para o número de vagas de garagem em um condomínio de alto padrão, mas é sempre importante o cliente ficar atento ao número de moradores por apartamento e quantas são as vagas que são oferecidas para veículos. O engenheiro cita, por exemplo, no caso do Seventy Upper Mansion, que os apartamentos, com três suítes, possuem até quatro vagas por unidade. “Se o empreendimento possuir quatro suítes, o interessante seria ter vagas de garagens sobrando no empreendimento para poder ofertar cinco vagas também. Isso é uma forma de prever que, naqueles imóveis, pode haver um número considerável de pessoas que precisem utilizar a garagem, devido ao padrão do edifício”, avalia.

4 – Conforto térmico

Garantir a estabilidade das temperaturas dentro do ambiente residencial é fundamental para os moradores e visitantes. E isso pode acontecer com o uso de vidros insulados nas janelas dos imóveis, em especial nos edifícios. Tratam-se de são estruturas compostas de duas lâminas de vidro separadas por uma câmara seca, que pode ser preenchida com ar seco ou gás argônio. “A função desta câmara é exatamente impedir que no verão o calor externo aqueça o ambiente interno, e que no inverno o ar frio resfrie o ambiente interno”, diz o engenheiro. A utilização dessas estruturas também garante a demanda menor de ar-condicionado, uma vez que os vidros costumam ser os maiores agentes de transferência térmica entre o interior e o exterior das residências.

5 – Conforto acústico

Da mesma forma, os vidros insulados podem ajudar no conforto acústico, ou seja, em diminuir a influência de ruídos externos no ambiente interno dos apartamentos. Isso ocorre principalmente se a montagem do vidro insulado contemplar ao menos uma lâmina de vidro laminado, uma vez que o aumento da massa de vidro e as diferentes densidades de materiais também contribui para ‘quebrar’ as ondas acústicas, conforme explica Cunha. “Garantir ambientes mais silenciosos é fundamental em grandes cidades, e quem busca um empreendimento de alto padrão nas metrópoles precisa ver isso como prioridade”, argumenta.

Outro detalhe está na qualidade construtiva das lajes dos apartamentos, que precisam ser maciças de concreto, combinadas com mantas de isolamento e contrapiso. Isso pode ajudar a inibir sons corriqueiros nos apartamentos vizinhos, como móveis arrastados, quedas de objetos ou mesmo conversas de vizinhos.

Serviço

Seventy Upper Mansion

Localização: Rua Dep. Heitor de Alencar Furtado, 3273, esquina com a Rua Hamilton Olivo Brunor, 70 – Ecoville, Curitiba

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )