Construção de ‘Cidades Inteligentes’ deve ser fator crucial para o sucesso de novos prefeitos eleitos

Construção de ‘Cidades Inteligentes’ deve ser fator crucial para o sucesso de novos prefeitos eleitos

Tema será o foco central do 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligente. Evento gratuito será realizado em novembro em Camboriú

A construção de cidades inteligentes pode garantir o sucesso no novo mandato dos prefeitos eleitos. Em Santa Catarina, o tema será o foco central do 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes – principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras – que acontece neste ano em Camboriú, nos dias 28 e 29 de novembro. O encontro é uma realização da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Camboriú. 

Será o primeiro evento pós-eleições voltado para debater melhorias nos serviços públicos com base no planejamento em TI para desenvolver as cidades. 

Segundo o diretor da RCD, José Marinho, os prefeitos de todo o país enfrentarão o desafio de promover uma gestão futurista nos municípios, incorporando tecnologias para melhorar a vida dos cidadãos. “Não importa se estamos falando sobre educação, saúde, segurança, preservação ambiental, mobilidade ou inclusão: o mercado oferece soluções para agilizar e tornar os serviços oferecidos à população mais eficientes. A governança em TI, alinhada às estratégias da gestão, é o que vai garantir maior sucesso na implantação de políticas públicas a partir de uma gestão pautada em dados e serviços ágeis e mais assertivos ao que o cidadão precisa”, ressaltou. 

Como exemplo prático, o diretor citou a digitalização de serviços que tradicionalmente exigem a presença física nas prefeituras. “Emitir documentos, pagar impostos e solicitar benefícios de forma digital economiza tempo e recursos, tanto para o governo quanto para os cidadãos. Assim, experiências que antes eram demoradas se tornam ágeis”, destacou Marinho.

A partir de 2025, muitos municípios no país tambémvoltam suas atenções para a revisão do Plano Diretor, instrumento fundamental para o desenvolvimento das cidades, conforme destaca o vice-presidente do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH), Pedro Henrique Figueiredo Araújo. 

De acordo com ele, o Plano Diretor é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes e para cidades menores que tenham alguma peculiaridade em seu território como mineradoras, rodovias ou potenciais turísticos. 

Entretanto, apesar de estar previsto no Estatuto das Cidades, de 2001, o Plano Diretor ainda não é utilizado adequadamente por muitos municípios. “O Plano Diretor, os planos setoriais e o cadastro multifinalitário são os alicerces da cidade inteligente. São instrumentos que atraem investimentos para os municípios, possibilitam acessar recurso a fundo perdido, recursos ministeriais e muitas vezes esses projetos se pagam. Por isso é muito importante os gestores se atentarem para isso porque é o que vai dar o desenvolvimento dos municípios para os próximos anos”, ressalta Araújo. 

O 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes vai reunir prefeitos, gestores, servidores, vereadores. Uma feira tecnológica acontecerá paralelamente ao ciclo de palestras e apresentações de inovações nas cidades. “Será um evento importante para pautar os novos eleitos sobre soluções disponíveis no mercado e como as administrações municipais caminham na implantação de governos digitais”, completa o diretor da RCD. 

PREFEITOS INOVADORES – No encontro, também serão reconhecidos os prefeitos e projetos inovadores de Santa Catarina em 2024. Para a seleção, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia para a inovação estratégica na atual gestão e o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do município. 

Além de modelos implantados nos municípios, o público do encontro terá acesso às soluções disponíveis pela IGTECH, Binär Tech, Vox Tecnologia, Flugo, Gove e o Portal de Compras Públicas.

As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.

Créditos da Imagem: Betha
Autor: Evelin Moreira e Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital (RCD)

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )