Governo de SC reúne prefeitos eleitos com Banco Mundial. Avanços em projeto de “Mobilidade com Túnel Imerso”

Governo de SC reúne prefeitos eleitos com Banco Mundial. Avanços em projeto de “Mobilidade com Túnel Imerso”

O Governo do Estado e representantes do Banco Mundial estiveram reunidos nesta quinta-feira, 12, em Florianópolis, com prefeitos da região da AMFRI, para apresentar o estágio de evolução do Programa de Mobilidade Integrada Sustentável da Foz do Itajaí (PROMOBIS). A iniciativa de US$ 342 milhões em recursos públicos e privados inclui um sistema interligado de transporte coletivo entre os 11 municípios da AMFRI, infraestrutura viária com BRT e um túnel imerso no rio, ligando Itajaí e Navegantes. 

::: Leia também: Governo do Estado garante R$ 136 milhões para túnel imerso 


A reunião teve o objetivo de convocar os líderes municipais que tomarão posse no próximo ano para o cumprimento do cronograma acordado entre o consórcio e o Banco Mundial para a continuidade do projeto e as primeiras contratações em 2025. Participaram os prefeitos eleitos de Itajaí, Robison Coelho; de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; de, Navegantes, Liba Fronza; e de Camboriú, Leonel Pavan.

Entre as missões dos novos prefeitos estão formar a Unidade de Coordenação do Projeto (UCP), com a composição de uma equipe de apoio técnico e enviar a comprovação de limites de endividamento de cada município. O presidente do consórcio de municípios CIM-AMFRI e prefeito de Luiz Alves, Marcos Weber, também participou do encontro, na sede da InvestSC, que foi conduzido pelo secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen. 

“Hoje, estamos dando uma resposta objetiva e concreta para a população da região da Foz do Rio Itajaí sobre um martírio que ela atravessa que é a mobilidade e onde o governo do estado, por determinação do governador Jorginho Mello, está atuando com ênfase. Agradecemos aos prefeitos que estiveram conosco, pois demos o pontapé inicial para que e estudos e obras de mobilidade, para o transporte 100% elétrico, ônibus BRT, infraestrutura viária e o túnel ligando Navegantes e Itajaí, tenham contratações liberadas em 2025. Estamos na virada do processo em que o Banco Mundial garante os recursos de financiamento para a realização do PROMOBIS e, com o apoio técnico da instituição, verificamos o que está faltando para a execução desse projeto que é um marco em desenvolvimento no estado”, ressaltou o secretário.

::: Governador busca apoio do Banco Mundial para desenvolver regiões a partir de consórcios intermunicipais

Projeto é base para apoio do Banco Mundial a outras regiões

Bornhausen também lembrou que o modelo de consórcio de municípios para lutar pela infraestruturas locais e por demandas históricas serve de modelo para a iniciativa Inova Região, em que o Governo do Estado está discutindo com o Banco Mundial o apoio a um planejamento de longo prazo para grandes projetos para o desenvolvimento regional.

O PROMOBIS tem o objetivo de aplicar soluções inovadoras para transformar a matriz de deslocamentos na região. Os municípios beneficiados com o Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável na Região da Foz do Rio Itajaí são Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luis Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

InvestSC busca atratividade para investidores internacionais

Enquanto os municípios providenciam a documentação, o diretor-presidente da InvestSC, Renato Lacerda, informou que o Governo do Estado está comprometido em proporcionar condições para uma parceria público-privada atrativa para investidores internacionais no que diz respeito às obras e operações do sistema de mobilidade e do túnel imerso.

“A SCPar Invest Santa Catarina se posiciona aqui como uma parceira dos municípios por parte do Estado. O governador Jorginho Mello nos determinou o acompanhamento de todo este projeto tendo a mobilidade como um assunto estratégico do Estado. Sabemos que todo investimento feito vai se reverter em crescimento econômico e mais recursos para a região. Daremos o apoio técnico com uma equipe especialista em PPPs e concessões e certificação internacional dada por metodologia do próprio Banco Mundial. Então nós estamos prontos para apoiar na estruturação e modelagem do edital perfeito para atrair investidores internacionais”, explicou Lacerda.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )