Carnaval 2025: Florianópolis reforça ações de Prevenção e Tratamento para HIV/ISTs
Prevenção combinada, testagens e combate ao estigma são os pilares das iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde durante o período carnavalesco

Durante o Carnaval 2025, Florianópolis quer se destacar ainda mais na prevenção e tratamento para HIV/ISTs, ampliando suas ações com parcerias e distribuição de materiais preventivos à população. A capital vem registrando avanços significativos no combate ao vírus e infecções sexualmente transmissíveis por meio da estratégia de Prevenção Combinada – que integra preservativos, testagens, profilaxia pré-exposição (PrEP), profilaxia pós-exposição (PEP) e tratamento antirretroviral. Entre 2019 e 2023, os números oficiais apontam uma redução de 30% nos novos casos de HIV e diminuição de 33% nos casos de aids.
Para facilitar o acesso da população aos insumos de prevenção no Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com ONGs, OSCs e ativistas de HIV/aids, dará continuidade à uma iniciativa feita no ano passado, com ótima receptividade: a implantação de dispensers com material informativo, preservativos internos e externos, gel lubrificante e auto testes de HIV em bares e casas noturnas.
A distribuição começou na quinta feira (20), um dia antes da abertura oficial do Carnaval com o Berbigão do Boca, no centro da cidade. Voluntários pretendem visitar 61 estabelecimentos, incluindo saunas e casas + 18, que receberão cerca de 50 mil preservativos, 30 mil lubrificantes e auto testes de HIV, também disponíveis gratuitamente e de fácil acesso em qualquer unidade de saúde do município.
“Apesar dos avanços, o enfrentamento do HIV/ISTs ainda esbarra em desafios como o estigma e a desinformação. É fundamental que a população, inclusive os foliões durante o Carnaval, conheça os modernos métodos de prevenção e realize os testes regularmente para preservar a saúde de todos”, destaca Ronaldo Zonta, Coordenador do Departamento de Gestão da Clínica e médico de família.