
Servidora do Semasa recebe título de “Atitude Cidadã 2025”
Homenagem é promovida pelo Movimento Lixo Zero e aprovar ações seguras

O evento Atitude Cidadã 2025, promovido pelo Movimento Lixo Zero, teve entre seus homenageados na noite de quinta-feira (08) as Relações Públicas do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), Natália Simões Pires da Costa, na categoria Servidores Públicos.

O reconhecimento foi concedido a 33 pessoas e instituições com contribuições exemplares ao longo do ano de 2024 em dez categorias. Os certificados foram entregues durante cerimônia na Casa da Cultura Dide Brandão, com início às 18h30.
Segundo o Coletivo Lixo Zero, o título autorizado indivíduos que, com atitudes conscientes e de renovação, cocriam um futuro regenerativo e mais sustentável, alinhado aos princípios Lixo Zero.
No caso da atuação de Natália da Costa, como servidora de carreira da Semasa, essa atitude cidadã se traduz de forma prática em sua intensa atuação junto às comissões e demais meios de implementação de parcerias para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre os exemplos notáveis de mobilização estão projetos como o Juntos Pelo Rio, a promoção de ações socioambientais em grandes eventos de relevância nacional e internacional, como a Marejada e a The Ocean Race e a representatividade junto à coordenação de movimentos sociais como o Comitê Itajaí do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
“O Semasa tem uma espécie de ao longo de 22 anos ter contado com a dedicação incondicional de servidores que ocupam espaços de trocas de ideias e de construção de soluções para além do dia a dia do saneamento, porque nessa área precisamos estar sempre ampliando nossos horizontes e antecipando as demandas de amanhã” acrescenta o Diretor Geral do Semasa, Celso Praun.
O Assessor de Comunicação da Semasa, Theo Cevey, superior direto de Natália, entende que “ela é um exemplo entre muitos que vemos aqui, cuidando da nossa infraestrutura, zelando pelo bem público, entregando além do esperado, tomando para si responsabilidades imensas. No caso da comunicação, temos a vantagem de ser ponte entre iniciativas de diversos setores e é gratificante que neste momento o reconhecimento vá para esses esforços que muitas vezes ficam despercebidos”.