“Blumenau Matsuri” comemora 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, com festival de cultura e gastronomia em julho

“Blumenau Matsuri” comemora 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, com festival de cultura e gastronomia em julho

Nos dias 26 e 27 de julho, o Parque Vila Germânica terá atrações culturais, shows musicais, apresentações de Taikô (tambores), praça de alimentação japonesa e expositores de produtos japoneses. Programação faz parte do Blumenau Comics Experience (BCX) e da programação oficial binacional

Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Curitiba (PR), é um dos confirmados no Blumenau Matsuri
Foto: Divulgação

Blumenau (SC) vai receber em julho um evento que faz parte da programação oficial do Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão, que comemora os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O Blumenau Matsuri é um festival de cultura e gastronomia japonesa que acontece nos dias 26 e 27 de julho no Parque Vila Germânica, em uma agenda integrante do Blumenau Comics Experience (BCX) .

A programação acontece no sábado (26) das 10h às 21h e no domingo (27) das 10h às 20h. Os ingressos solidários saem por R$ 20,00 com a doação de um quilo de alimento não perecível e estão disponíveis no link www.ingressonacional.com.br/blumenaumatsuri2025 . Quem adquirir ingressos para o BCX terá acesso gratuito no Blumenau Matsuri.

Comida popular de rua, o Takoyaki, que é um bolinho de polvo, será uma das atrações da gastronomia de Blumenau Matsuri
Foto: Divulgação

Entre as apresentações, o destaque vai para os Taikôs, tradicionais tambores japoneses, que vão ressoar no Parque Vila Germânica. Takao Sato, diretor da Tasa Eventos, que promove o Blumenau Matsuri, afirma que as apresentações musicais e os artistas mais reconhecidos pela sua conexão com a cultura japonesa fazem parte da programação, que conta ainda com uma série de workshops, concurso de Cosplay e outras atividades.

Nos dois dias estarão disponíveis uma feira de produtos japoneses e a praça de alimentação temática, com pratos populares, por exemplo, no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP). Mais informações estão nas redes sociais em @blumenaumatsuri .

Sato destaca que o Brasil é o país com maior população japonesa fora do Japão. “Há um grande intercâmbio cultural na gastronomia, por exemplo. Mas a cultura japonesa é muito mais rica e tem uma diversidade que muitas vezes não chega ao público. Com a programação, queremos expandir essa percepção e trazer ainda mais vivências com questões culturais como o bonsai e o mangá, que já estão incorporados no dia a dia dos brasileiros”, diz.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )