Plano de Gestão Integrada da Orla de BC será apresentado em audiência pública

Plano de Gestão Integrada da Orla de BC será apresentado em audiência pública

Evento acontece na próxima quinta-feira (28), na Câmara de Vereadores

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, promove na próxima semana uma audiência pública para apresentar à população o Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima (PGI). O evento será realizado na quinta-feira (28), às 19h, no auditório da Câmara de Vereadores.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de BC, Nelson Oliveira, a audiência pública é fundamental para garantir a participação da comunidade no processo, além de garantir a transparência e diálogo entre administração municipal, sociedade civil e demais órgãos envolvidos no projeto. “É uma oportunidade para a população expressar suas opiniões e necessidades, influenciando diretamente na validação do plano”, ressalta.

Ele reforça que a participação da população na audiência pública é essencial para um desenvolvimento sustentável, ordenado e democrático da orla marítima. “Estamos falando de um espaço público. Por isso, é muito importante que a comunidade prestigie e participe da reunião”, pontua.

O PGI
O Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima (PGI) é uma ferramenta de gestão territorial construída de forma participativa, que auxilia o município no ordenamento e utilização racional e sustentável de sua orla. O processo reúne tanto o município, quanto o Estado e o Governo Federal nas ações. O objetivo é garantir a gestão integrada e sustentável das áreas costeiras do Brasil, buscando compatibilizar políticas ambientais e patrimoniais, além de promover a participação social e o desenvolvimento econômico local.

Em Santa Catarina, conforme explica a oceanógrafa da Gerência de Integração e Planejamento Ambiental da secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Luciana Jasmim, existe a Comissão Técnica Estadual (CTE) que conta com a participação de instituições públicas e representantes da sociedade civil no acompanhamento dos planos que são construídos pelas cidades.

Em Balneário Camboriú, o processo se iniciou em 2003 e sofreu duas atualizações: em 2019 e em 2024. E é esta última versão que será apresentada à população durante a audiência pública.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )