Anuênio é debatido exaustivamente e negociações seguem com mediação do MPT
Nesta sexta-feira (26), a Celesc reuniu-se novamente com representantes sindicais dando continuidade às tratativas iniciadas no dia anterior.
O ponto debatido, desde quinta-feira, foi exclusivamente a aplicação do anuênio para empregados admitidos a partir de outubro de 2016.

O anuênio é um adicional salarial pago ao empregado por tempo de serviço, correspondente a 1% do salário-base acrescido a cada ano trabalhado.
À época, esse benefício foi extinto, em comum acordo entre as partes, em razão da manutenção da concessão da Celesc Distribuição e porque, já naquela ocasião, havia deixado de ser uma prática de mercado.
O tema foi tratado de forma exaustiva durante as reuniões, em que se demonstrou que as condições de viabilidade não se alteraram desde então.
A Celesc reafirma seu compromisso em buscar uma solução responsável e equilibrada, pois a concessão desse benefício implica impactos significativos na sustentabilidade da Empresa — projeção de R$ 787 milhões.
A Companhia apresentou números, trouxe novas análises e simulou diferentes cenários a partir das propostas apresentadas pela Intercel, reforçando que a questão deve ser tratada com cautela.
Como não houve consenso, as negociações do ACT 2025/2026 terão continuidade com a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), conforme solicitação das entidades sindicais.
O pacote já apresentado pela Celesc contempla melhorias concretas nos benefícios e nas condições de trabalho, como ampliação dos valores do vale-alimentação, concessão de um vale extra no início de 2026, reajuste salarial pelo índice de inflação e atualização dos demais auxílios pelo mesmo índice — garantindo, assim, a reposição integral da inflação em todos os direitos do ACT.
A empresa também reforçou compromissos com a estabilidade do quadro de pessoal, a renovação de benefícios tradicionais e a manutenção de programas de saúde, bem-estar e acessibilidade para todos os empregados.
Equilíbrio e saúde financeira
A Diretoria da Celesc reafirma que nenhum direito foi retirado ou reduzido. E que sempre esteve – e continua – à disposição para o diálogo e para a construção conjunta de soluções que atendam aos interesses da empresa e de seus empregados.
Informa que precisa manter a saúde financeira, equilíbrio nos benefícios e salários, conservar os investimentos e, acima de tudo, assegurar o bom atendimento que a sociedade catarinense precisa e merece.
A administração da Companhia cuida simultaneamente da saúde financeira, dos empregados, dos investimentos e do equilíbrio da empresa.
A Celesc segue investindo em novas subestações, redes trifásicas, expansão de redes, linhas de transmissão, no Corredor Elétrico Catarinense, demonstrando o compromisso permanente de atender cada vez melhor os catarinenses.
Atendimento Digital
A Celesc reforça que a maior parte dos serviços comerciais está disponível em seus canais digitais, sem necessidade de deslocamento até as lojas:
• Aplicativo Celesc (iOS e Android)
• WhatsApp (48) 99860-0067
• Site www.celesc.com.br
• Telefone 0800 048 0120
Os clientes também podem utilizar os tótens da Celesc, instalados em locais públicos, que oferecem serviços como emissão de segunda via e pagamento de faturas com cartão ou via PIX.
Confira os locais dos tótens: https://www.celesc.com.br/fale-conosco/locais-e-horarios-de-atendimento