BC será pioneira na implantação de hidrômetros inteligentes no Brasil

Parceria inédita com a Vivo irá trazer um novo padrão de tecnologia em hidrômetros para a cidade

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú iniciou as tratativas para implementar no município hidrômetros inteligentes. A expectativa é que os 15 primeiros equipamentos de teste em condomínios sejam instalados nos próximos dias no município, que será o primeiro do país a implantar o sistema. A projeção da Emasa é adquirir cinco mil unidades dos referidos hidrômetros até o ano que vem.

Os detalhes sobre a nova tecnologia foram apresentados a representantes da Emasa na última semana, em visita ao laboratório da empresa Vivo, em São Paulo (SP). A tecnologia utiliza o sistema NB-IoT (Narrow Band – Internet of Things), que garante comunicação em tempo real entre os hidrômetros e a rede da Vivo, permitindo acompanhamento de consumo a cada 15 minutos, emissão de alertas automáticos em casos de vazamentos e maior eficiência na gestão hídrica.

“Esta parceria inédita de confiabilidade tecnológica com a empresa Vivo permitirá que todos os hidrômetros da cidade sejam substituídos por versões inteligentes nos próximos anos. Com esta novidade, Balneário Camboriú se projeta como referência nacional na utilização de soluções tecnológicas no setor de saneamento, em uma iniciativa que alia inovação, sustentabilidade e eficiência operacional”, ressalta o diretor administrativo-financeiro da Emasa, Sérgio Luis de Souza, que esteve presente no encontro realizado em SP.

O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, destacou o pioneirismo da iniciativa. “Estamos dando um passo histórico para modernizar ainda mais os serviços de saneamento em Balneário Camboriú. Os hidrômetros inteligentes trarão transparência e praticidade para os consumidores, que poderão acompanhar seu consumo em tempo real, além de otimizar a atuação da Emasa na redução de perdas e no combate a vazamentos. Essa inovação reforça nosso compromisso em garantir eficiência, sustentabilidade e qualidade no abastecimento de água da cidade”, pontua.

Hidrômetros inteligentes

Como funciona
– Equipados com eSIM (chip virtual) para comunicação celular.
– Utilizam a tecnologia NB-IoT (Narrow Band IoT) para transmissão de dados, mesmo em locais de difícil acesso, como subsolos.
– Contam com sensores ultrassônicos e medição digital, registrando o consumo em tempo real.
– Cada dispositivo transmite dados e alertas de consumo a cada 15 minutos.
– A rede de celulares da Vivo garante a conectividade dos hidrômetros.

Benefícios para os usuários
– Acompanhamento em tempo real do consumo pelo aplicativo ou site.
– Alertas automáticos de consumo acima da média ou em casos de vazamentos.
– Mais agilidade para serviços online, como emissão de segunda via de faturas.

Benefícios para a Emasa
– Identificação rápida de vazamentos, reduzindo perdas de água.
– Eliminação da leitura presencial, otimizando recursos humanos.
– Gestão hídrica aprimorada, com prevenção de crises e uso mais eficiente da rede.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )