Águas de Camboriú e EMASA se reúnem para melhorar processo de tratamento

Representantes da Águas de Camboriú e EMASA se reuniram nesta quinta, 16 de agosto, em busca de uma alternativa para eliminar as ocorrências de água turva que há cerca de um mês são registradas em Balneário Camboriú e Camboriú e que se intensificaram nos últimos dois dias. A EMASA é a empresa responsável pela captação e tratamento de água no Rio Camboriú para abastecer as duas cidades e de quem a Águas de Camboriú importa o recurso para abastecer o município.

Indícios apontam que a causa provável da água turva é a concentração de ferro e manganês na água, causada pelo período de estiagem. “Esses dois metais estão presentes naturalmente na água dos rios. Quando o nível dos rios está normal, eles se diluem e ficam com uma concentração baixa. Como estamos passando por um período de estiagem, o nível e a vazão do rio diminuem e aumenta a concentração de ferro e manganês na água”, explica o diretor técnico da EMASA, Sérgio Juk.

Uma das alternativas sugeridas durante o encontro é a pré-oxidação da água – processo onde é adicionado um agente oxidante em água bruta, como o cloro, para eliminar matéria orgânica, ferro e manganês, tornando-os insolúveis, e permitindo sua remoção nas próximas etapas do tratamento. O teste será realizado nos próximos dias pela Águas de Camboriú e EMASA e, caso apresente resultado positivo, deverá ser adotado no tratamento da água. A medida foi sugerida em comum acordo entre os representantes das duas concessionárias.

A Águas de Camboriú intensificou o trabalho de descargas – que é o descarte de água turva em pontos estratégicos da rede de abastecimento – para renovação da água distribuída. Além disso, novos pontos de descargas estão sendo instalados, para melhorar o controle de qualidade nas regiões em que foram identificados estes casos.

A concessionária ressalta que as alterações verificadas são apenas de cor e que não representam risco à saúde. É importante que, se o morador perceba alteração na cor da água, entre em contato com a Águas de Camboriú pelos telefones 0800 595 4444 e mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )