Abastecimento de água em Itajaí depende de “consumo consciente” para recuperação
O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informa que o abastecimento de água tratada de Itajaí apresenta sinais positivos de recuperação na manhã desta sexta-feira (27).

No entanto, o consumo ao longo do dia e uma nova onda de turbidez que desce o rio Itajaí-mirim deverá gerar novos desafios a partir do final desta tarde. Todas as atividades que exigem grandes quantidades de água devem continuar a ser adiadas, com priorização do uso racional.
O reservatório do Morro da Cruz, responsável pela pressurização de áreas como Centro, Fazenda e Praia Brava, está em apenas 24% de sua capacidade por volta das 9h de hoje, podendo esvaziar e levar ao desligamento de bombas de recalque nas próximas horas.
No momento, como as Estações de Tratamento de Água (ETAs) operam próximas à capacidade máxima, mas esse índice deve cair quando a concentração de turbidez no ponto de captação subir. De madrugada, Brusque registrou 1.514 NTU (unidades de turbidez) no rio, mais de 15 vezes o limite recomendado para o sistema, e a estimativa de chegada desse material aqui é de cerca de dez horas. Em situações de alta turbidez, a necessidade de limpeza constante dos filtros e dos demais equipamentos reduz significativamente a capacidade de produção de litros por segundo.
Com uma recuperação gradual, imóveis com cisternas são os primeiros a serem reabastecidos, enquanto unidades sem reservatórios apresentam maiores dificuldades. Por esse motivo, a economia de água também auxilia na distribuição para todos.
Devido aos fatores apresentados, o Semasa pede aos consumidores que adiem as atividades não-essenciais que envolvem o consumo de água tratada, como lavagem de calçadas, de veículos e de grandes volumes de tecidos.
Em caso de necessidade, adquira os canais de atendimento 24 horas do Semasa no 0800 645 0195, 115, 3344-9000 (fixo e Whatsapp) ou no Telegram pelo (47) 99261-3492.