Águas de Penha inicia substituição de hidrômetros
A Águas de Penha começou nesta segunda-feira, 21 de julho, uma substituição de 430 hidrômetros em diferentes bairros do município. As trocas dos equipamentos estão sendo realizadas simultaneamente em toda a cidade.

Como qualquer instrumento de medição, os hidrômetros têm vida útil limitada e, com o tempo, sofrem desgaste que pode comprometer sua precisão. Por esse motivo, a Portaria nº 246/2000 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recomenda a substituição desses aparelhos a cada cinco anos.
“A substituição é rápida e sem custo para o cliente. Para realizar o serviço, o colaborador da Águas de Penha precisa ter acesso apenas ao local onde está instalado o medidor. No momento da retirada, o técnico registra a marcação do consumo. O trabalho segue até o dia o final de julho”, explica Gabriel Fasola, gerente de operações da Águas de Penha.
Os colaboradores responsáveis pelo serviço estarão devidamente uniformizados e identificados com crachá. O novo hidrômetro deve estar zerado, ou seja, sem nenhum registro de consumo, e passe por controle de deficiência antes da instalação.
Todos os hidrômetros usados pela Águas de Penha são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que recomendam a troca do equipamento conforme a vida útil do aparelho.