Alunos representam Santa Catarina no 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito em SP

Alunos representam Santa Catarina no 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito em SP

Estudantes se destacaram em atividade que avaliou os riscos existentes nas comunidades em que vivem

No próximo dia 11 de junho, dez estudantes de Santa Catarina, com idade entre 12 e 17 anos, embarcam com destino a São Paulo para compartilhar ideias e experiências na busca por um trânsito mais humano e seguro. As iniciativas que eles “levam na bagagem” foram formuladas a partir de ações nas escolas dos municípios de Camboriú, Itajaí, Piçarras, Joinville, Santa Cecília, Mafra e Correia Pinto.

Os estudantes foram selecionados pelo Projeto Escola Arteris para representar o estado no 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de junho, na Repúbllica do Lago em Leme (SP).

Para conquistarem um lugar no Fórum, , os alunos trabalharam o tema daSegurança no Trânsito diante da realidade da comunidade em que a escola está inserida. Sob orientação dos professores, eles foram organizados em grupos para aplicar uma pesquisa entre seus colegas com o objetivo de identificar “o que nos deixa vulneráveis no trânsito?”.

Apesar de identificarem questões de infraestrutura e fiscalização como ações necessárias para aumentar a segurança, a principal causa de insegurança apontada pelos alunos está relacionada à conscientização e comportamento. Os estudantes entenderam que, apesar de conhecerem as regras, as pessoas precisam aprender a respeitar os outros cidadãos.

Diante dessa realidade, as iniciativas propostas para mudar o cenário estão relacionadas ao engajamento da comunidade para que a conduta seja orientada pela atitude positiva e não somente pelo medo da fiscalização e punição,demonstrando que o trânsito requer respeito e boa convivência entre todos. A aluna Vitória Cassiane, 14, do 9º ano da Escola Municipal Professora Francisca Borba, de Piçarras, é uma das estudantes selecionadas. Ela mergulhou fundo no tema, e sugeriu iniciativas para reforçar a educação para o trânsito na escola, pois para ela essa é uma estratégia fundamental para que os futuros motoristas tenham atitudes responsáveis no trânsito. Vitória também irá levar para o fórum sugestões discutidas entre os colegas da escola, como a promoção de palestras ministradas pelos próprios alunos, distribuição de adesivos com orientações dos estudantes para os motoristas, busca de patrocínio para campanha com outdoors, e revitalização da sinalização de trânsito próximo a escola.

Agora, os estudantes seguem na expectativa da viagem para o Fórum em São Paulo, onde estarão ao lado de alunos dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo para discutirem a segurança do trânsito com especialistas e autoridades do setor.

 

Sobre a Autopista Litoral Sul – Concessionária responsável, desde 2008, pelo trecho entre Curitiba (PR) e Palhoça (SC) formado pelo Contorno Leste de Curitiba e pelas BRs 376 e 101. Durante os 25 anos do contrato de concessão, serão investidos R$ 5,6 bilhões em melhorias no trecho, incluindo a operação das rodovias. A Autopista Litoral Sul, com sede social localizada na cidade de Joinville (SC), local para onde deverão ser encaminhadas todas as comunicações legais, se constitui em pessoa jurídica distinta de Arteris S.A. (sua controladora societária). A companhia mantém programas permanentes de conscientização e recebeu, em 2016, o Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito, com o Projeto Escola Arteris, programa com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. Saiba mais:www.arteris.com.br.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )