
Amazon lança os primeiros satélites de internet rivais da Starlink

A missão, chamada Kuiper Atlas 1, decolou da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 19h, horário local (23h00 GMT), a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA), que levará 27 satélites à órbita.



Uma tentativa anterior foi cancelada no início deste mês devido ao mau tempo. O Projeto Kuiper, uma subsidiária da gigante do varejo online fundada por Jeff Bezos, está tentando alcançar a Starlink — a extensa rede de satélites de internet da SpaceX que remodelou o setor e deu a Musk uma influência geopolítica significativa.
A iniciativa de US$ 10 bilhões planeja implantar 3.200 satélites na órbita baixa da Terra — a região do espaço a até 1.900 quilômetros acima do planeta — com a expectativa de entrar em operação ainda este ano. O preço ainda não foi revelado, mas a Amazon prometeu que estará alinhado com sua reputação de varejista de baixo custo.
“O Atlas V está a caminho da órbita para pegar esses 27 satélites Kuiper, colocá-los em operação e realmente iniciar esta nova era na conectividade à internet”, disse Caleb Weiss, da ULA. Com o lançamento de segunda-feira, a Amazon entra formalmente em um campo concorrido e de rápido crescimento que inclui não apenas a Starlink, mas outros participantes emergentes na corrida da internet via satélite.