Ampliação da rede de Saúde em Santa Catarina beneficia população com novos serviços habilitados

Ampliação da rede de Saúde em Santa Catarina beneficia população com novos serviços habilitados

Em 2023, seguindo orientações do governador Jorginho Mello, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) implementou medidas visando fortalecer a rede de assistência hospitalar no estado e novos hospitais passaram a integrar o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). No Meio-Oeste catarinense, os Hospitais São Lucas, de Tangará, e Salvatoriano Santa Maria, de Videira, já estão oferecendo serviços públicos à população. Assim como, o Hospital e Maternidade Imigrantes, de Brusque, que aumentou a oferta de serviços hospitalares no Vale do Itajaí. As instituições estão oferecendo atendimentos emergenciais, além de consultas, exames e cirurgias eletivas.

As parcerias estabelecidas com a SES resultaram em uma maior proximidade da assistência à saúde com a população. No Vale do Itajaí, o Hospital Imigrantes realiza cirurgias cardiovasculares pediátricas desde julho do ano passado, destacando-se pelo cateterismo cardíaco em crianças. A instituição também ampliou a oferta estadual de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), disponibilizando 41 leitos adicionais à população da região, sendo 21 pediátricos, 10 neonatais e 10 para adultos.

No Meio-Oeste, mais dois hospitais já estão de portas abertas ao público. Em Tangará, desde outubro, o Hospital São Lucas tem oferecido serviços de emergência e ambulatoriais. Além disso, a unidade realiza cirurgias de caráter eletivo em ortopedia e urologia.

O Hospital Salvatoriano Santa Maria, de Videira, tem realizado desde novembro consultas pré e pós cirúrgicas. Na unidade são realizadas cirurgias eletivas em neurologia, vias aéreas superiores, aparelho circulatório, digestivo e geniturinário, além de cirurgias no sistema osteomuscular.

Habilitações federais e conquistas importantes

A intensa articulação da Secretaria de Estado da Saúde também resultou em novas habilitações federais junto ao Ministério da Saúde (MS). Em novembro e dezembro de 2023, foram publicadas as portarias nº 1872 e 2.434, ampliando os serviços de Assistência de Alta Complexidade ao Indivíduo com Obesidade. Com as habilitações, os Hospitais Dom Joaquim, de Sombrio, e São Vicente de Paulo, de Mafra, estão aptos a receber recursos federais para a realização de cirurgias bariátricas. Ao total, as instituições irão receber anualmente mais de R$1,8 milhão por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) para o Estado de Santa Catarina.

Outra conquista importante foi a habilitação na alta complexidade em neurologia e neurocirurgia pediátrica para o Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages. Há seis anos a instituição aguardava a autorização. A partir de 2024, a unidade terá disponível anualmente R$ 753 mil em recursos provenientes do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada do Ministério da Saúde.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )