Aprovado funcionamento de free shops em navios turísticos atracados em Itajaí

Aprovado funcionamento de free shops em navios turísticos atracados em Itajaí

Venda será somente para pessoas que estejam embarcadas

Com 12 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 78/2025, de autoria do Executivo Municipal. O projeto autoriza a operação de lojas francas (free shops) a bordo de navios de passageiros turísticos de viagem internacionais atracados em Itajaí.
 
A comercialização de mercadorias nacionais e estrangeiras poderá ocorrer nos navios, desde que sejam respeitadas as diretrizes da Receita Federal do país. As vendas só poderão ser feitas para pessoas que estejam embarcadas. A fiscalização será realizada pelos órgãos municipais. As operadoras que descumprirem a lei estarão sujeitas a penalidades administrativas.
 
O projeto será encaminhado ao Executivo para sanção do prefeito.
 
Virada Afrocultural estará no calendário de eventos do Município
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou em segunda discussão, com 10 votos favoráveis e três contrários, o Projeto de Lei Ordinária nº 26/2025, de autoria da vereadora Hilda Deola (PDT). O projeto inclui a Virada Afrocultural no Calendário Oficial de Eventos do Município de Itajaí.
 
Segundo o projeto, a Virada Cultural será realizada anualmente no mês de maio, próximo ao dia de aniversário da Sociedade Cultural Beneficente Sebastião Lucas, comemorado no dia 22 de maio. O objetivo é celebrar e promover a cultura afro-brasileira e fomentar a integração social, o respeito à diversidade étnica e a valorização do território de memória material e imaterial, contribuindo para a inclusão e igualdade social.
 
A Virada Cultural contará com apresentações artísticas, gastronomia, música, dança e atividades recreativas e deverá ser realizada nas dependências ou entorno da Sociedade Cultural e Beneficente Sebastião Lucas.
 
O projeto será encaminhado ao Executivo para sanção do prefeito.
 
Aprovada a doação de terrenos para construção da Via Portuária
Com 12 votos favoráveis, foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei Ordinária nº 76/2025, de autoria do Executivo Municipal. O projeto autoriza o Poder Executivo municipal a doar terrenos localizados no Bairro Cordeiros para o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). Os imóveis foram desapropriados para a implantação da Via Expressa Portuária, e atende ao Termo de Compromisso TC-421/20210.
 
O projeto será encaminhado ao Executivo para sanção do prefeito.
 
Aprovada regulamentação de doações e patrocínios ao Município de Itajaí  
A Câmara de Vereadores aprovou com 12 votos, em segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 95/2025, de autoria do Executivo Municipal. O PLO autoriza os órgãos da Administração Direta e Indireta do Município de Itajaí a receber doações e comodatos de bens, assim como doações de direitos sem ônus ou encargos e patrocínios.
 
O projeto determina quais os tipos de doação e comodato de bens, de doação de direitos e patrocínios o Município poderá receber; quem serão os responsáveis por aprovar este recebimento; quem poderá ou estará impedido de doar ou patrocinar; mecanismos de transparência e controle, além dos documentos e trâmites necessários para se efetivar estas parcerias.
 
O projeto será encaminhado para sanção do prefeito.
 
Aprovada mudança de denominação de cargo da Defesa Civil
Com 12 votos favoráveis, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 15/2025, do Executivo Municipal. O PLC altera a denominação do cargo de provimento efetivo de Agente de Defesa Civil, previsto na Lei Complementar nº 130/2008.  O cargo passará a se chamar Agente de Proteção e Defesa Civil.
 
O objetivo da alteração é adequar a nomenclatura à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. A CBO é importante porque a unificação em categorias auxilia na criação de estatísticas trabalhistas, planejamento educacional e profissional, assim como na elaboração de políticas públicas mais eficazes.
 
O projeto será encaminhado para sanção do prefeito.
 
Requerimentos
 
Vereador solicita estudos e melhorias na BR-101
Aprovado com 13 votos favoráveis, o Requerimento nº 216/2025, do vereador Maurílio Moraes (Progressistas). O parlamentar solicita da Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela BR-101:  estudo para fresagem e recapeamento da Avenida Radial Oeste, no trecho entre os números 7145 e 6601; melhorias na iluminação pública desse mesmo trecho; estudos para melhoria de sinalização vertical e horizontal entre o cruzamento das avenidas Radial Oeste e Mário Uriarte; estudo para construção de calçadas e limpeza dessa mesma região.
 
Vereador faz questionamentos sobre educação sexual nas escolas
De autoria do vereador Victor Nascimento (PL), foi aprovado com 14 votos o Requerimento nº 217/2025. O vereador solicita que a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação, responda uma série de questionamentos, entre eles: quais ações são adotadas pela Prefeitura adota em relação à educação sexual voltada ao público infantil e adolescente na Rede Municipal de Ensino? Existe diretriz pedagógica ou programa específico sobre prevenção ao abuso sexual e sobre respeito ao corpo das crianças? Quais unidades abordam essa temática e quem são os profissionais envolvidos? A Rede Municipal de Ensino realiza ações de conscientização com os estudantes sobre o Disque 100 e outros canais de denúncia de violações de direitos? Os profissionais da rede municipal de saúde, educação e assistência social recebem treinamento específico para lidar com casos de crianças vítimas de violência? O Município mantém convênios ou parcerias com órgãos estaduais, federais ou organizações não governamentais para prevenção, atendimento e acompanhamento de crianças vítimas de violência? O vereador faz ainda uma série de questionamentos sobre estatísticas de denúncias, materiais informativos e outros.
 
Aprovados questionamentos sobre o Conselho Municipal de Meio Ambiente
Aprovado com 13 votos favoráveis, o Requerimento nº 218/2025, da vereadora Hilda Deola (PDT). A parlamentar solicita que o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) responda: por que o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itajaí (Comdema) não está em funcionamento, considerando que a última reunião do órgão aconteceu em julho de 2024? Há preocupação com uma possível redução significativa da participação da sociedade civil no Conselho e até mesmo a ausência das entidades no conselho deliberativo, comprometendo o controle social e democrático das políticas públicas voltadas ao meio ambiente? Qual a proposta de reformulação do Comdema? Há intenção de redução ou ausência da sociedade civil? Por quais razões? Quanto o Fundo Municipal de Meio Ambiente possui em conta atualmente?

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )