As terapias holísticas e a importância do equilíbrio entre o corpo e a mente
Especialista ressalta como a prática regular auxilia no desenvolvimento emocional e energético.
Um dos grandes segredos para ter uma vida mais saudável, feliz e em harmonia é cuidar do corpo e da mente, mantendo um constante equilíbrio entre o bem-estar físico e mental para atingir maior qualidade de vida. Atualmente é muito comum ver pessoas aliando tratamentos da medicina convencional aos tratamentos integrativos como a terapia holística, por exemplo. Esse tipo de atividade é capaz de auxiliar o corpo e a mente a se restabelecer após desequilíbrios energéticos e emocionais causados, principalmente, devido à rotina atarefada que vivemos hoje em dia.
Vivemos em um mundo de informações e ações instantâneas. Tudo muda rapidamente e exige adaptações mais frequentes. Isso faz com que as pessoas sejam mais apressadas, encarem algumas coisas superficialmente, não finalizem projetos e sonhos do futuro e não vivam com a plenitude que deveriam atingir.
A especialista Greicy Rodrigues, Terapeuta holística, mestra em Reiki, consteladora, tethahealer e graduada em psicanálise, mostra como é possível estar alinhado com o corpo e mente. “A terapia holística não avalia só uma parte do ser humano. Ela age de um modo integral, compreendendo aspectos físicos, mentais, emocionais e até espirituais. Esse método, que influencia positivamente, pode auxiliar em diversas questões e trazer mais equilíbrio para o corpo, o emocional e o energético, servindo como um complemento para as práticas tradicionais”, ressalta a terapeuta.
A partir de um conjunto de técnicas, a terapia holística busca entender e tratar o princípio da doença e do mal-estar. A mestra em Reiki afirma ainda que geralmente as doenças começam no campo emocional, mental e espiritual, assim, afetando o corpo físico e gerando dores por meio da somatização.
Esse tipo de terapia é capaz de auxiliar na diminuição da ansiedade, crise de pânico, da probabilidade de depressão ou sintomas depressivos e, ainda, sintomas da TPM, dores crônicas, enxaqueca, hipertensão, entre outras. “Os tratamentos sendo feitos com assiduidade são importantes na jornada do autoconhecimento. Somos formados por mente, corpo e espírito e os três pontos em harmonia é o resultado certo do sucesso e da paz interior”, destaca Greicy.
Os tratamentos integrativos são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde – OMS, desde 1978.