Avança na Alesc projeto de lei que veta aumento de tarifas de serviços públicos

Avança na Alesc projeto de lei que veta aumento de tarifas de serviços públicos

Projeto de lei que proíbe o aumento de tarifas do serviço público durante o período de calamidade avançou nesta terça-feira (4) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, a proposta do deputado Milton Hobus (PSD) veta, por exemplo, reajustes de contas de energia elétrica e água.

Um dos exemplos de alteração que não seriam permitidas se a lei estivesse em vigor é a mudança na tarifa da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Desde abril, quem consome acima de 10 metros cúbicos paga uma conta mais salgada. Entra neste grupo 40% dos consumidores, segundo a própria companhia, que atende em 195 municípios catarinenses.

“Essa pandemia do coronavírus e as implicações que vieram com a paralisação das atividades trouxeram um enorme impacto no bolso das famílias catarinenses, principalmente o desemprego. O poder público tem que ter o mínimo de sensibilidade e respeito com o cidadão”, destaca.

De acordo com dados do Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho, Santa Catarina perdeu 53 mil postos de trabalho – saldo entre admissões e demissões – no primeiro semestre do ano.
O projeto segue agora para a Comissão de Finanças e depois vai para votação em plenário.

Deputado Milton Hobus
FOTO: Solon Soares/Agência AL

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )