Balneário Piçarras alcança 1º lugar em ranking de Indicadores de Saúde na região da Amfri

Balneário Piçarras alcança 1º lugar em ranking de Indicadores de Saúde na região da Amfri

Balneário Piçarras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conquistou a 1ª colocação no ranking de Indicadores de Saúde do Programa Previne Brasil referente ao 2º Quadrimestre de 2021, em toda a região das 11 cidades da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

 O Previne Brasil, desenvolvido pelo Governo Federal, prevê o aumento do acesso aos serviços da Atenção Primária e do vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que responsabilizam os gestores e profissionais pelas pessoas que recebem assistência. No ranking, divulgado pelo Ministério da Saúde, Balneário Piçarras ficou em 24º no Estado de Santa Catarina (total de 295 municípios avaliados) e 394º no Brasil (total de 5.570 municípios avaliados).

 O monitoramento desses indicadores permite a avaliação do acesso, da qualidade e da resolução dos serviços prestados pelas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, o que viabiliza a implementação de medidas de aprimoramento das ações. Os indicadores de pagamento por desempenho serão monitorados individualmente a cada quadrimestre. O conjunto de indicadores abrange as ações estratégicas de Saúde da Mulher, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas.

“Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a Atenção Primária do nosso município. O resultado é fruto do trabalho realizado em equipe”, destaca a secretária municipal de Saúde, Gladys Brodersen.

Indicadores avaliados:

 I. Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação.

II. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

III. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

IV.  Cobertura de exame citopatológico.

V. Cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente.

VI. Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre.

VII. Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

CATEGORIA
Compartilhar com