Balneário Piçarras decreta estado de emergência
Em vigor desde segunda-feira, o estado de emergência agiliza o suporte às famílias atingidas.
Devido às fortes chuvas que ocorreram na região durante o final de semana, uma série de desastres atingiram Balneário Piçarras, e, como medida de segurança e tentativa de diminuir os danos, o Prefeito Leonel Martins declarou Situação de Emergência. O decreto prevê uma sequência de ações que podem ser tomadas para auxiliar as cerca de 200 famílias atingidas pela calamidade ambiental.
“O volume e a intensidade da chuva foi extremamente grande. A chuva torrencial provocou uma série de danos à nossa cidade e à muitas famílias. O município sozinho não consegue ter braços para auxiliar a todos os atingidos pelo evento natural, por isso, a medida da decretação se faz essencial, para que possamos obter um suporte maior e atender às necessidades da nossa população”, explicou o Prefeito Leonel Martins.
A partir de agora, uma série de documentos estão sendo reunidos e enviados à Secretaria Estadual de Defesa Civil para que haja o reconhecimento do decreto. “Esperamos o reconhecimento por parte do Estado para que possamos destinar recursos para melhorar as situações existentes, especialmente no ribeirão ferido onde existem vários pontos de assoreamento nos tubos e margens”, frisou o prefeito.
De acordo com relatórios emitidos pela Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, apenas durante os dois dias (17 e 18), o volume de chuva estimado foi de 214mm. Além da chuva, o aumento das marés alcançou 1,1 metros durante a madrugada, elevando os níveis de alagamentos na cidade atingindo mais residências. Na terça-feira (19), a cidade foi atingida por um vendaval que ocasionou destelhamentos de moradias, queda de árvores e placas publicitárias.
Segundo a Defesa Civil Municipal, cerca de 200 famílias foram atingidas. “A partir do mapeamento feito durante e após os dois eventos que assolaram a nossa cidade (chuvas intensas e ventania), contabilizamos aproximadamente 200 famílias que foram atingidas diretamente pelos fenômenos ambientais. Uma equipe da Assistência Social já está na rua, fazendo o cadastramento específico dos atingidos”, pontuou o Diretor de Defesa Civil, Leobertino da Rosa Miguel.
O cadastramento está sendo efetuado para que o município possa solicitar material de suporte humanitário. “Iniciamos as visitas em loco e estamos realizando o cadastramento das famílias atingidas para podermos iniciar os processos de repasse dos kits de limpeza, cestas básicas e água potável para as famílias” explicou a Secretária de Assistência Social, Ana Paula Ribeiro Stiebler.
Abrigo provisório
O município dispõe de um abrigo provisório montado no Ginásio de Esportes Aurélio Solano de Macedo. “Por felicidade não houve nenhum desabrigado até o momento. A previsão do mal tempo continua e uma aba do Ginásio continua aberta para receber possíveis desabrigados. Houve muitas famílias desalojadas, que saíram de suas casas, mas preferiram buscar apoio em familiares e amigos”, enfatizou Leobertino.
Liberação do FGTS
Outra solicitação do município é para a liberação do FGTS aos atingidos. “Já estamos fazendo o levantamento de casa por casa que foi atingida para solicitar à Caixa Econômica Federal o procedimento de liberação do FGTS que se faz necessário aqueles que vieram a ter grandes perdas causadas pelos eventos das chuvas intensas e ventania”, finalizou o Diretor da Defesa Civil.