“Câmara de Vereadores de Navegantes” Roda de Conversa para protetores de animais acontece nesta terça-feira
Na terça-feira (5), a partir das 18 horas, a Câmara de Vereadores de Navegantes recebe a Roda de Conversa para Protetores de Animais, alusiva à campanha Julho Dourado. O evento é promovido pelo Poder Executivo, protetores de animais independentes, ONGs e conta com o apoio do Poder Legislativo.
Na ocasião, serão apresentados aos protetores independentes e representantes de ONGs os novos protocolos e novidades a serem implementadas no atendimento do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal – Daba. Além disso, o debate servirá para apontar sugestões, críticas e ideias relacionadas ao tema.
Para participar, é necessário realizar a inscrição através do formulário criado pela Prefeitura de Navegantes, no link a seguir: https://forms.gle/a4Jy9ANV7hgDBnVS9. Conforme o Poder Executivo, os protetores que desejam participar e ainda não estão cadastrados no DABA devem procurar o Departamento para realizar o cadastro, antes de fazer a inscrição para a Roda de Conversa.
Programação
A programação para o mês Julho Dourado prevê ainda uma série de atividades, como campanhas de vacinação de cães e gatos e palestras educativas nas escolas, com a parceria de ONGs e do Instituto Ambiental de Navegantes – IAN.
Em todos os sábados do mês, nos dias 2, 9, 16, 23 e 30, estão previstas as Feiras de Adoção do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal – Daba. No domingo (10), acontece a Cãorreata, com concentração às 8h30, em frente ao Sinergia, com atividades voltadas aos tutores e seus animais de estimação.
Na terça-feira (12), entre 8h e 18h, a Câmara de Vereadores de Navegantes sedia o seminário “Políticas Públicas de Bem-Estar Animal”, com inscrições abertas até a terça-feira (5), à toda a população interessada, através do formulário:
As atividades do Julho Dourado contam com o apoio da Prefeitura de Navegantes, Câmara de Vereadores, Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, ONGs, Cadeia para maus-tratos, Polícia Militar, Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB, União Catarinense em Defesa dos Direitos dos Animais, Instituto Eco Sul, Ministério Público de Santa Catarina e Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV.
O Julho Dourado
Instituído pela Lei Municipal nº 3.518/2021, de autoria dos vereadores Sol Dapper (DEM) e Andrew Laurentino (PSD), o Julho Dourado estabelece o mês para reflexão, conscientização e realização de eventos que promovam o bem-estar animal e divulguem as leis contra maus tratos vigentes. A legislação municipal prevê a execução de ações como palestras e campanhas para sensibilizar a população acerca da importância de medidas preventivas de doenças, com ênfase nas zoonoses, incentivar a doação de animais, unir os atores envolvidos nesta temática e incluir no projeto pedagógico de escolas, como tema transversal na área do meio ambiente, a conscientização sobre os direitos dos animais.