Campanha do Maio Laranja resulta em 30 denúncias espontâneas nas escolas de Balneário Piçarras

Campanha do Maio Laranja resulta em 30 denúncias espontâneas nas escolas de Balneário Piçarras

Apresentação teatral abordou a temática com alunos do 1º ao 5º ano

A Campanha do Maio Laranja, que marca o Mês do Combate ao Abuso e à Exploração Infantil, promoveu teatros lúdicos e educativos para as seis escolas municipais, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A ação resultou na denúncia espontânea de 30 alunos sobre ações que configuram abuso infantil.

A apresentação teatral abordou a prevenção e a maneira correta de lidar com situações de abuso. Em 2023, uma peça teatral foi apresentada aos alunos do 6º ao 9º ano e resultou em 24 denúncias espontâneas. A campanha é executada com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA).

O trabalho de atendimento municipal é efetuado pelo Comitê de Escuta Especializada, composto pelas secretarias de Assistência Social, a Saúde e a Educação e o Conselho Tutelar. A equipe é capacitada para atender as crianças e adolescentes de maneira que não precisem repetir seus depoimentos continuamente a diferentes setores, o que evita a violência institucional.

“A capacitação vai ser contínua e essa formação de rede também. Precisamos do engajamento de todos. O Estatuto da Criança e do Adolescente diz que não é dever apenas do poder público, mas de todos nós enquanto cidadãos”, destacou a assessora de gestão do Sistema Único de Assistência Social, Daiane Wolf, durante a sessão solene da campanha na Câmara de Vereadores, na última terça-feira, 14.

O projeto da Lei nº 22/2024, que implementa o Maio Laranja no calendário anual do município de forma permanente, foi aprovado recentemente por unanimidade na Câmara de Vereadores.

Blitz educativa acontece no próximo sábado
A Secretaria de Assistência Social vai promover uma blitz educativa no sábado, 18, para conscientizar a população. A data marca a conscientização nacional sobre a temática.

A blitz acontecerá nos semáforos do cruzamento entre a Avenida Getúlio Vargas e a Avenida Emanoel Pinto, das 9h às 11h, com distribuição de panfletos e brindes. Às 11h, ocorrerá uma passeata pela beira-mar, até o Edifício Anna Paula.

Denuncie, ligue 100.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )