Carnaval em Itajaí: foliões agitaram as ruas no esquenta da festa

A prévia da folia tomou conta das ruas neste sábado à noite

O esquenta do Carnaval Papa Siri agitou a noite de sábado (22), em Itajaí. Os ritmos carnavalescos e a animação das pessoas tomaram conta da Praça Arno Bauer, ao lado do Museu, numa demonstração do que será a festa na cidade durante o período de carnaval. 


O público cantou e dançou as famosas marchinhas de carnaval em um desfile que seguiu pela Rua Hercílio Luz e encerrou na praça Vidal Ramos. A beleza da Siritopeia chamou atenção de quem estava no local, que desfilou seguida pelo Bloco do Siri Sarado, da Bateria da Escola de Samba Estrelinha do Mar e da tradicional Charanga.


A identidade cultural foi representada pela Siritopeia, uma bicicleta gigante e estilizada, com formatos de siris, pilotada por seis foliões. Ela tem uma forte ligação com a pesca na cidade.  Papa-siri é um apelido carinhoso dos nativos, também chamados carinhosamente de peixeiros. O equipamento foi desenvolvido em 2010 em comemoração aos 150 anos de emancipação política de Itajaí. Um designer industrial fez o protótipo da Siritopeia, que saiu às ruas pela primeira vez no dia 25 de julho daquele ano. 

“Nós já desfilamos nas aberturas da Marejada, em desfiles de Sete de Setembro, na abertura da temporada de Verão de Balneário Camboriú. É um símbolo que identifica a cultura itajaiense e a nossa origem, porque somos chamados de ‘papa-siris’”, pontua o coordenador do grupo, Luiz Fernando Molleri. 


E quem já passou o Carnaval em Itajaí e não cruzou com a Charanga pelas ruas da cidade? Há 56 anos, um calhambeque – que faz cem anos agora em fevereiro – enfeitado de alegorias, transporta o grupo que leva antigas marchinhas carnavalescas por onde passa.

O Ford A29 já virou um patrimônio histórico do carnaval itajaiense e nesse esquenta, contou com a animação do Prefeito Robison Coelho e da Superintendente das Fundações, Anna Carolina Martins. “Foi muito gostoso rever todo mundo aqui, isso é alegria pulsando e é só o esquenta. Foi um sucesso e estamos felizes em ver essa festa para  família”, conclui Anna Carolina.


A noite de folia teve muito samba no pé e descontração, que continuaram no Marco Zero de Itajaí, com empolgação e gostinho de como será o carnaval mais peixeiro do Brasil. 

Nesse esquenta do Carnaval, além atrações do desfile, outros personagens tradicionais da cidade como a Mulher Maravilha de Itajaí, pessoas fantasiadas, passistas e grupos de amigos. 


“Nossa intenção foi contagiar o pessoal para o Carnaval na semana que vem. Segunda-feira vamos iniciar a montagem da estrutura no Largo do Mercado Público, onde vai rolar o melhor do Carnaval Itajaiense para todo mundo participar, finaliza a diretora-executiva da Fundação Cultura de Itajaí, Elisabete Laurindo 

Confira a Programação Oficial: 

Eventos no Largo do Mercado Público 

Dia 28/02 – sexta: 

 19:00 Banda Jacarezinho com participação de Carlinhos Corea (Papa Siri) 

 21:00 Banda S.A Produções Musicais 

Dia 01/03 – sábado: 

 14:00 BêbadoSamba com Didi Maçaneiro 

 16:00 Bloco Carnavalesco Estrelinha do Mar 

 19:00 Bloco Samba de Bárbara 

 21:00 Samba do Saro 

Dia 02/03 – domingo: 

 14:00 Quarta Redenção – Bailinho Infantil 

 16:00 Mariana Monteiro e Blim Blom de Carnaval – Bailinho Infantil 

 18:00 Banda S/A Produções Musicais 

 21:00 Tom Peixeiro 

Dia 03/03 – segunda: 

 14:00 Bonde da Bobiça – Alessandra – Tarde da Mais Bela Idade 

 16:00 Quarta Redenção – Tarde da Mais Bela Idade 

 18:00 Carnaval com Suh Wagner e Banda 

 21:00 Inimigos da Segunda 

Dia 04/03 – terça: 

 14:00 Bailinho As Mareadas – Bruna Moreira – Bailinho Infantil 

 16:00 Os Wagners – Bailinho Infantil 

 19:00 Bloco Percussão Catarina 

 21:00 Banda do Jacarezinho

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )