CASAN intensifica ações contra perdas de água em diferentes regiões

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está ampliando as ações de combate às perdas de água em diversas regiões do Estado. Por meio do setor de Perdas e Eficiência Operacional Norte/Vale (SEPEN), a Companhia tem promovido uma série de iniciativas voltadas à detecção de vazamentos, capacitação de equipes e conscientização da população.

Em Monte Castelo, uma força-tarefa com a participação de profissionais das Agências de Monte Castelo, Canoinhas, Bela Vista do Toldo e Timbó Grande fez uma varredura em aproximadamente 70% das ligações do Sistema de Abastecimento. Utilizando hastes de escuta (equipamento que detecta sons característicos de vazamentos subterrâneos) foram identificados 55 pontos com possível perda de água, sendo 30 em ramais e 25 em cavaletes. Os reparos estão sendo programados para os próximos dias.

Em outra frente, o setor promoveu um treinamento técnico para operadores da Agência do Vale do Itajaí (AGVI), em Rio do Sul. O curso, que reuniu representantes de diversos municípios, abordou o uso do geofone ECO 300 e da haste de escuta. As aulas com etapas teóricas e práticas, qualificaram as equipes para atuar com mais precisão na detecção de vazamentos ocultos.

Já em Urubici, a CASAN uniu forças com a Prefeitura Municipal para promover uma ação educativa e de busca ativa de vazamentos na comunidade de Águas Brancas. A equipe percorreu mais de 30 residências, fez testes com geofone e orientou os moradores sobre o uso consciente da água e como os vazamentos podem impactar no valor da fatura. A iniciativa buscou conscientizar a população, que até pouco tempo não recebia água tratada pela CASAN.

As ações também incluem articulações estratégicas, como em Indaial e Ascurra. Uma reunião com chefias locais e representantes de outras gerências definiu metas, prioridades e medidas operacionais de curto e médio prazo para enfrentar perdas nos Sistemas de Abastecimento. Entre os destaques, está o avanço na implantação de Distritos de Medição e Controle (DMCs), que proporcionam maior agilidade nas tomadas de decisões e detecção de vazamentos.

“Estamos investindo nossos esforços em capacitação e ações para evitar perdas de água. Esse é um desafio constante de toda Companhia de saneamento básico. Quando  conseguimos alinhar estratégias com as equipes locais, os resultados aparecem com mais consistência”, conclui o chefe do SEPEN, Eduardo Nishida.

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