Cemitério de Porto Belo poderá ter sepulturas verticais
A situação dos sepultamentos em Porto Belo tem se tornado cada vez mais preocupante. A cada dia que passa, o Município vê se esgotarem as vagas no único cemitério da cidade e a incerteza toma conta de toda a comunidade. O projeto para o novo cemitério, que será construído no bairro Alto Perequê, já está em andamento, mas para que o Município possa contar com um número ainda maior de vagas, o Governo Municipal prevê a construção de sepulturas verticais e para isso, busca informações sobre o método.
O prefeito de Porto Belo Emerson Stein e o vice-prefeito professor Elias Cabral estiveram na última sexta-feira (05) no Cemitério Municipal da Barra, em Balneário Camboriú, onde estão sendo construídas sepulturas verticais, com uso de gavetas. Através da verticalização, no espaço onde podem ser construídas 100 sepulturas, há a possibilidade de serem abertas 700 vagas. O sistema é composto de gavetas e também ossuários, para onde são levados os ossos após alguns anos, tudo devidamente identificado.
O prefeito de Porto Belo Emerson Stein destaca que este é um processo diferenciado, que pensa no futuro. “O que a nossa comunidade passa em relação ao cemitério em Porto Belo não tem explicação. A incerteza sobre haver ou não um lugar para sepultar seus entes queridos não pode existir. No novo cemitério teremos o espaço para as sepulturas tradicionais, mas precisamos pensar no futuro e este processo é muito mais moderno e seguro, além de possibilitar um número muito maior de sepultamentos” – explica o prefeito.
Em Balneário Camboriú estão sendo instaladas 377 gavetas, utilizando práticas ecologicamente corretas, tanto na fase construtiva quanto nos sistemas escolhidos para execução dos serviços de sepultamento e exumação. As gavetas podem ser removidas após determinado tempo para a exumação e retirada dos ossos, que são encaminhados para os ossuários, permitindo assim a reutilização da mesma gaveta para atender outro sepultamento. O sistema de drenagem das gavetas é realizado através de gases não poluentes, evitando odores e insetos indesejáveis.