COI está comprometido com Tóquio 2020 salvo recomendação da OMS

COI está comprometido com Tóquio 2020 salvo recomendação da OMS

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 não consideram o cancelamento ou o adiamento do evento devido ao surto de coronavírus, a menos que seja aconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou outro órgão regulador, disse na quinta-feira o membro mais antigo do Comitê Olímpico Internacional. (COI).

Em entrevista à AFP, o canadense Dick Pound, que está no COI desde 1978, disse que não teve nenhuma reunião no comitê sobre o possível cancelamento dos Jogos devido à epidemia do COVID-19.

Pound disse que a entidade só tentaria reorganizar os Jogos se as autoridades internacionais recomendassem isso especificamente.

“O COI e os organizadores locais não cancelariam, adiariam ou fariam qualquer outra coisa sem que houvesse conselhos ou regulamentos muito sérios e específicos vindos da OMS ou da autoridade reguladora apropriada”, disse Pound à AFP.

Até o momento, afirmou, a entidade esportiva não discutiu a possibilidade de cancelar os Jogos, programados para acontecer de 24 de julho a 9 de agosto.

“O COI também está comprometido em avançar no projeto que foi planejado nos últimos seis anos e meio”, declarou.

“A menos que haja uma situação mundial tão séria que os Jogos não possam ser realizados ou que as autoridades reguladoras proíbam viagens ou esse tipo de coisa, continuaremos … Mas seria irresponsável seguir em frente sem ao menos ter em mente que algo poderia acontecer”, acrescentou.

Questionado sobre a mensagem que enviaria aos atletas que estão se preparando para o evento, Pound disse: “Continuem treinando. Continuamos comprometidos com Tóquio este ano”.

“Mas entendam e fiquem cientes de que pode haver um possível elefante na sala”, reconheceu.

A epidemia de coronavírus já causou sérias transtornos no Japão, forçando o cancelamento e o adiamento de um grande número de eventos esportivos, desde jogos de futebol a rituais que marcam a abertura do torneio de sumô em março.

Foto: Senior International Olympic Committee official Dick Pound, pictured in March 2016, says the IOC is committed to this summer’s Tokyo Games.
AFP/Arquivos / JUSTIN TALLIS

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )