Com a chegada do inverno, Celesc dá dicas para economizar energia e evitar sustos na conta de luz

A estação mais fria do ano começa oficialmente nesta sexta-feira (20) e, com ela, aumenta o uso de chuveiros, aquecedores e outros equipamentos que pesam no consumo de energia.

Para ajudar os catarinenses a atravessar esse período com mais conforto e menos gastos, a Celesc lança uma campanha com orientações simples e eficazes para economizar na conta de luz por meio de mudanças de hábitos no dia a dia.

Confira a seguir algumas dicas da Celesc para economizar energia durante o inverno:

– Fique atento ao tempo gasto em seu banho: 10 minutos é o tempo ideal. Tome banho sem outros aparelhos ligados em casa.

– Aqueça o ambiente sem entrar em clima frio: durante o uso de aquecedores elétricos é importante manter janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio. Lembre-se de limpar os filtros com frequência e desligar o aquecedor ou o ar condicionado quando se ausentar o ambiente por tempo prolongado.

– Lavadora e secadora de roupas: com as baixas temperaturas, um dos desafios é como secar as roupas sem que elas causem desconforto. Para isso, mantenha o filtro da lavadora sempre limpo, isso exige menos esforço da rede elétrica e, consequentemente, consome menos energia. Prefira secar as roupas ao ar livre. Quem mora em apartamento deve pendurar as roupas o mais próximo da janela. Se usar uma secadora, verifique no manual a quantidade ideal de roupa para manter a saúde de sua máquina e de seu bolso. Nunca seque roupas atrás da geladeira, pois sobrecarrega o funcionamento do motor, aumenta o consumo de energia e coloca em risco a integridade do aparelho.

– Não deixe lâmpadas ligadas sem necessidade: uma ideia simples e que traz benefícios para a sua saúde e o meio ambiente, é aproveitar ao máximo a luz natural.

– Temperatura da água: Para economizar energia e contribuir com a sustentabilidade do planeta, ajuste a temperatura da água para o nível médio de calor e mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as louças.

– Seja eficiente e não desperdice calor: abra a porta do forno apenas quando necessário para que não seja preciso usar mais energia para reaquecer o aparelho.

– Há quem diga que sente mais fome no inverno: chega a ser automático abrir a geladeira quando bate aquela fome. Mas, cuidado! Essa mania pode ser uma grande vila na sua fatura de energia. Ah, e nada de secar roupas atrás da geladeira. Isso sobrecarrega o funcionamento do motor, aumenta o consumo de energia e coloca em risco o seu aparelho.

– Uso da secadora de cabelo: pode ser que você use a secadora de cabelos mais vezes durante o inverno. Enxugue o cabelo o máximo possível com uma toalha. Quanto menos tempo com secador ligado menos gasto de energia.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )