Comissão da ONU acusa Israel de genocídio em Gaza.”Estados-membros têm agora responsabilidade especial”

Comissão da ONU acusa Israel de genocídio em Gaza."Estados-membros têm agora responsabilidade especial"

Num relatório conhecido esta terça-feira, as Nações Unidas acusam pela primeira vez Israel de crimes de genocídio. Em entrevista à TSF, Navi Pillay, antiga alta comissária da ONU para os direitos humanos, explica quais são as obrigações dos estados-membros.

“Todos os Estados têm a obrigação de agir para prevenir o genocídio, para proteger as pessoas contra o genocídio. Portanto, para começar, devem apelar veementemente a um cessar-fogo, e aqueles que têm influência sobre Israel, particularmente aqueles que estão a ajudar Israel com armas, transferência de armas e munições, têm agora uma responsabilidade especial, porque estão sujeitos a esta convenção sobre genocídio. Ficar em silêncio não é neutralidade, é cumplicidade”, disse.

Perante os crimes cometidos, o Estado de Israel deve ser responsabilizado, acrescentou: “É muito claro para nós que esses foram atos cometidos pelas forças de segurança israelitas, agindo como agentes do Estado de Israel. E é por isso que consideramos o Estado de Israel como o responsável final pelo genocídio.”

Questionada sobre o que deve acontecer a partir de agora, Navi Pillay explicou que”a Convenção sobre Genocídio vincula todos os Estados. Portanto, eles não têm escolha nesta matéria”.

“É uma obrigação, não uma escolha, para todos os membros dessa convenção, uma obrigação de prevenir o genocídio e de punir o genocídio”, frisou.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )