
Coronavírus: Itajaí inicia cadastramento para distribuição de cestas básicas
Moradores deverão se cadastrar na Central de Atendimento para receber os donativos.
O Município de Itajaí anuncia mais uma importante medida para o enfrentamento do coronavírus. A partir desta quinta-feira (02) será feito o cadastramento das famílias interessadas em receber cestas básicas. Por meio do Fundo Municipal de Recebimento de Doações para Enfrentamento do COVID-19 (FMURDEC-19), a prefeitura vai investir emergencialmente na compra dos donativos.
A medida visa resguardar a dignidade da pessoa humana neste período de pandemia. “As pessoas são nossa prioridade. Não vamos medir esforços para garantir saúde e condições dignas de sobrevivência a cada itajaiense. Vamos iniciar a distribuição das cestas básicas e, a cada dia, novas estratégias vão sendo definidas para minimizarmos os impactos do isolamento social”, garante o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
O primeiro passo é o cadastramento das famílias interessadas: os moradores devem obrigatoriamente se cadastrar na Central de Atendimento no telefone 0800 474 7800. Os atendimentos iniciam nesta quinta-feira (02) a partir das 10h e seguem até as 19h. A prefeitura ressalta que as linhas são limitadas, por isso a população deve ter paciência e aguardar para ser atendido.
O município esclarece e reforça que não haverá entrega de donativos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nem cadastramento presencial. A entrega das cestas básicas será feita conforme agendamento pela Central de Atendimento. Ao se cadastrar, a família receberá uma senha com data, horário e local para retirada da cesta básica. A entrega será feita exclusivamente para a pessoa cadastrada e não para terceiros.
Em breve, será disponibilizado um site que reunirá todas as informações sobre o fundo de doações.

Quem tem direito à cesta básica?
Qualquer morador de Itajaí que esteja precisando de alimentos.
O que devo fazer para ganhar uma cesta básica?
Ligar para a Central de Atendimento no telefone 0800 474 7800. As linhas são limitadas, por isso, tenha paciência e aguarde ser atendido.
Quem deve ligar na Central de Atendimento?
Toda família que queira receber a cesta básica. Não serão entregues donativos para pessoas que não estejam cadastradas.
Quais informações devo fornecer para o cadastro?
Nome completo, CPF, endereço e número de pessoas na família.
Quantas cestas básicas serão distribuídas por família?
Cada família terá direito a uma cesta básica.
Como vai funcionar a entrega?
Ao se cadastrar, a família receberá uma senha com data, horário e local para retirada da cesta básica. A entrega será feita exclusivamente para a pessoa cadastrada e não para terceiros.
Quem vai pagar por essas cestas básicas?
O Município de Itajaí com recursos próprios como medida extraordinária neste período de emergência em saúde pública.
Pessoas físicas e jurídicas também podem fazer doações?
Sim. O Fundo Municipal de Recebimento de Doações para Enfrentamento do COVID-19 foi criado para que a sociedade civil contribua com dinheiro, serviços e/ou bens materiais.
Como faço para doar em dinheiro?
Transfira os recursos para:
Banco do Brasil
Agência 0305-0
Conta Corrente 1919-4
Município de Itajaí
CNPJ: 83.102.277/0001-52
Como faço para doar serviços ou bens materiais?
Envie informações detalhadas sobre o que você tem a oferecer para [email protected]
Quem fará a gestão das doações?
O Fundo criado pela Medida Provisória 02/2020 estabelece um comitê de servidores municipais que será responsável por toda a logística de recebimento e distribuição dos recursos.